Feira de Eletivas movimenta ano letivo nas escolas de Educação em Tempo Integral em Sergipe

Sergipe

21.03.2022

Como parte diversificada do Ensino em Tempo Integral, as escolas que ofertam essa modalidade iniciaram a Feira de Eletivas, momento reservado para os estudantes do 9º ano à 3ª série, escolherem a matéria de acordo com seus interesses, e que vão estudar durante o ano letivo de 2022. Essas disciplinas surgem para ampliar ainda mais as experiências e buscar por objetivos alinhados ao projeto de vida de cada estudante, de modo a personalizar a jornada escolar. 

Alguns exemplos de disciplinas eletivas são pesquisa científica, oratória, nutrição, robótica, empreendedorismo, inglês, espanhol e educação financeira. Para além das disciplinas eletivas, na Educação em Tempo Integral existe também na parte diversificada o Projeto de Vida, que oportuniza o autoconhecimento a partir dos interesses e aspirações do estudante, a promoção do protagonismo e do pensamento científico. 

O Centro de Excelência Professora Maria Rosa, localizado no município de Tobias Barreto, no território Centro-Sul sergipano, realizou a primeira Feira de Eletivas de forma totalmente presencial nesta segunda-feira, 21. A diretora Jamile Garcia explicou que, após um mês de o Ensino Médio em Tempo Integral ter sido implantado na unidade, a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia da covid-19, forçando o ensino híbrido para os estudantes. 

“Foi um momento muito aguardado. Eles realmente desfrutaram da primeira feira de eletivas presencialmente de modo único. Foi muito lindo ver aproximadamente 210 estudantes participarem da feira, e tivemos a participação da comunidade também. Hoje nós somos uma escola 100% integral. Os estudantes têm vivenciado esse novo modelo de ensino, e a adaptação nunca é fácil, mas eles realmente têm abraçado”, disse.

As eletivas que puderam ser escolhidas pelos alunos do Centro de Excelência Professora Maria Rosa são: Trilhando com a Informática, Ensinando com a Capoeira, Que comecem os jogos, Na volta a gente compra, EsplanGlish e Diálogo, debate e negociação. Outra unidade que realizou a Feira de Eletivas foi o Centro de Excelência Emiliano Ribeiro, situado no município de São Domingos, no território do Agreste Central de Sergipe. 

O diretor da unidade escolar Emiliano Ribeiro, professor André Menezes de Oliveira, explicou que quatro disciplinas serão ofertadas, tendo as salas de aulas reservadas para visitação dos estudantes durante a Feira de Eletivas, que também ocorreu nesta segunda-feira. “Organizamos antecipadamente quatro salas de aula com as temáticas, e os alunos visitaram no formato de rodízio. Assim, eles transitaram por cada sala, e os professores e criadores das disciplinas apresentaram aos alunos. Ao fim da visita às quatro salas temáticas, os alunos fizeram a escolha da sua eletiva que iniciará semana que vem”.

Dentre as eletivas ofertadas, os estudantes do Emiliano Ribeiro puderam escolher entre Matematicando, SD Agrotec, Fábrica de Ideias e Nordeste: A essência cultural do povo brasileiro. Segundo o diretor André Menezes, as eletivas promovem interdisciplinaridade entre as matérias, já que elas são articuladas por professores de diferentes áreas do conhecimento. 

As Feiras de Eletivas seguem até o dia 31 de março nos demais Centros de Excelência: Dom Juvêncio Brito (Canindé do São Francisco), Secretário Francisco Rosa (Aracaju), Ulysses Guimarães (Umbaúba), Augusto César Leite (Itabaiana), Nelson Rezende de Albuquerque (Gararu), Professor Gentil Tavares da Mota (Frei Paulo), Neuzice Barreto (Nossa Senhora do Socorro) e Deputado Jonas Amaral (Nossa Senhora do Socorro), entre outros.