Feira do Conhecimento desperta interesse na comunidade estudantil

Mato Grosso

13.12.2022

A Escola Estadual de Ensino Médio ‘Dona Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli’, na cidade de Guiratinga-MT, retomou um dos seus principais eventos que havia sido interrompido há dois anos por conta da pandemia da Covid-19. A Feira do Conhecimento, ocorrida em 02 de dezembro, teve como objetivo interligar todas as disciplinas para que os estudantes pudessem visualizar as possibilidades interdisciplinares que conectam todas as áreas do ensino regular.

Segundo o professor José Souza Dantas Filho, um evento como esse ajuda o estudante a entender qual a diferença entre educação formal e não formal, além do significado de ensinar. “Na minha opinião, o principal papel da Feira do Conhecimento é provocar na comunidade estudantil a vontade e o desejo de aprender através de saberes já existentes e das novas experiências do cotidiano escolar”, falou o educador, acrescentando “que também representa a oportunidade de o aluno elaborar e apresentar a sua própria produção de aprendizado”.

Uma das atividades que contribuiu muito com a edição 2022 do evento, foi a robótica educacional, ministrada pelos docentes da área de Ciências da Natureza. Segundo José Souza, a robótica estimula o trabalho em equipe, além de despertar o raciocínio lógico. “Na Feira do Conhecimento tivemos a oportunidade de traduzir a metodologia ativa desenvolvida em sala de aula, com uma concepção interdisciplinar que também envolve a pesquisa científica”.

Nesse ano, o evento contou com a participação do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), que despertou muito interesse pelos protótipos criados a partir de sucatas e embasados em automação e robótica. O responsável por essa apresentação foi o grupo de extensão do LESE/CRIAR. Para a professora Jessica Queiroz, “o networking criado entre Ensino Superior e Ensino Básico, faz com que os alunos se sintam capazes de ingressar em uma universidade, além de terem o privilégio de conhecer com mais profundidade uma instituição pública de ensino como a Unemat”.

Entre os trabalhos apresentados se destacaram experimentos  criados pelas turmas do 1ª ano, como Robótica Educacional – Lego, Campo de Futebol Magnético, HQ de História (Feudalismo, Revolução Russa, República da Espada), Maquete Estádio Qatar, Ecossistema Aquático, Energia Eólica (Maquete), Placa Solar com CD, Extração de DNA e RNA e A Copa e as Mudanças Climáticas. As turmas do 2º ano trabalharam temas referentes à Biografia Frida Kahlo, Abacate na Alimentação, Exposição do Bloco dos Caretas  (Cultura e História), Cama de prego, Chocadeira de baixo custo e HQ em espanhol y Los países hispanohablantes. Por fim, o terceirão trabalhou sobre com os temas Areia movediça, Carne de Jaca na Alimentação e o Magnetismo e Eletricidade.