Festa Literária da Rede Estadual (Flirede) conta com plataforma virtual de filmes para acesso dos professores

Paraíba

02.12.2022

O Secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, participou na noite da última quinta-feira (01) do lançamento da Plataforma AruandaPlay, plataforma de streaming que disponibiliza produções audiovisuais paraibanas e nacionais e conta com espaço reservado para acesso dos professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba por meio do programa Festa Literária da Rede Estadual (Flirede). O lançamento aconteceu durante a abertura do 17º Festival Aruanda.

A Flirede é um programa voltado para o incentivo à leitura e a escrita literária nas escolas da Rede e este ano publicou três editais voltados para professores e estudantes, de todas as modalidades de ensino, que preveem a publicação de três livros, antologias de poemas, crônicas e ilustrações infantis, em homenagem ao poeta paraibano Augusto dos Anjos. Este ano o programa também contou com realização de oficinas sobre leitura e escrita literária para professores e estudantes; ações formativas nas bibliotecas e encerrará o ano com eventos literários nas escolas.

A parceria com a Plataforma AruandaPlay expande as ferramentas metodológicas com as quais os professores podem trabalhar em sala de aula no desenvolvimento das ações do programa, já que além de filmes ligados a temática deste ano da Flirede, a exemplo de ‘Transubstancial’, de Torquato Joel, e ‘Funesto’, de Carlos Downling, também conta com uma infinidade de títulos nas sessões ‘escola pública’ e ‘cinemateca paraibana’, com acesso público. Para o professor da Rede Estadual ter acesso ao conteúdo, basta acessar https://flirede.aruandaplay.com.br/ e fazer seu cadastro.

Durante o evento de lançamento, o Secretário afirmou que “a Plataforma AruandaPlay é mais uma ferramenta que disponibilizamos para professores e alunos como incentivo ao aprendizado utilizando o audiovisual, mais uma ferramenta para educação. E já anuncio que o Governador vai inaugurar agora em dezembro a Escola Técnica de Artes, construída onde era a antiga Central de Polícia. Um centro de formação de cultura, de audiovisual, de economia criativa, e neste cenário a AruandaPlay se torna cada vez mais necessária”.

https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao-e-da-ciencia-e-tecnologia/noticias/festa-literaria-da-rede-estadual-flirede-conta-com-plataforma-virtual-de-filmes-para-acesso-dos-professores