Sergipe
20.06.2025Nesta quarta-feira, 18, o Fejune encerra a programação com o tradicional Forró EducaGente
Autora: Heidy Souza (estagiária)
O Festival Junino da Educação (Fejune) 2025 se encaminha para o encerramento e, nesta terça-feira, 17, aconteceu a realização de atividades festivas nas Diretorias Regionais de Educação 3 e 5 (agreste e médio sertão). Com muita dança, forró, apresentações e concursos, as escolas das diretorias localizadas em Itabaiana e Nossa Senhora das Dores fizeram a festa com brilhantismo. O Fejune 2025 finaliza nesta quarta-feira, 18, com a realização da 14ª edição do Forró EducaGente, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, em Aracaju.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, afirmou que as festividades das diretorias aconteceram de forma lúdica e seguiram fortes durante todo o mês de junho. “Esse festival é muito importante para os nossos alunos porque conta a história dos nossos municípios, dos nossos artistas, das nossas culinárias. Aqui está retratado a história da nossa cultura sergipana”, frisa o secretário, ao participar das festividades em Nossa Senhora das Dores.
Em Itabaiana, a festividade lotou o Ginásio Dom Miltão com alunos, professores, pais, equipes diretivas e servidores das unidades escolares. Apresentações e barracas juninas estavam espalhadas no local, cada uma representava um cantor que marca a história do forró no nosso país.
As apresentações traziam músicas de Dorgival Dantas, Adelmário Coelho, Elba Ramanho, Luiz Gonzaga, Erivaldo de Carira e muitos outros artistas. As barracas também homenageavam os artistas que, por muitos anos, marcaram e ainda marcam a história dos nossos pais, avós, bisavós e que através dessas atividades pedagógicas também fazem com que esses estudantes criem apreço por suas músicas.
As alunas Anny Beatriz e Evellyn Vitória da Escola Estadual Eliezer Porto, de Itabaiana, estiveram presentes na festividade e realizaram a apresentação da quadrilha junina. A mãe de Anny Beatriz, Raquel Nunes estava acompanhando a sua filha. Ela contou que é a segunda vez que a filha se apresenta no festival, mas é a primeira em que ela presencia. “Esse momento é muito especial para ela, é a segunda vez que ela dança no colégio e é a oportunidade que tem de se apresentar em público”, ressalta a mãe, mostrando o quanto o evento estava organizado e muito lindo.
A aluna do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Murilo Braga, Tauana Rodrigues, contou que essa é a primeira vez que ela participa do evento e levará as melhores recordações. Ela, junto com outros alunos da unidade, realizou a apresentação da quadrilha junina. O entusiasmo de Tauana demonstrava o sucesso do evento em promover a integração entre alunos de diferentes escolas.
O gestor da DRE 3, Gladston Santos, informou que essa atividade pedagógica foi desenvolvida dentro das escolas sobre a biografia e histórias desses cantores, e esse momento é para celebrar todo o trabalho desenvolvido. “Hoje o nosso evento culmina com apresentações que refletem essa dedicação e envolvimento da comunidade escolar”, finalizou o gestor.
Nossa Senhora das Dores
A festividade na DRE 5, no médio sertão sergipano, em Nossa Senhora das Dores, não foi diferente. Nem a chuva desanimou os estudantes que se reuniram na conhecida Praça do Jacaré, com apresentações de quadrilhas juninas, contos de cordel e muito mais.
A diretora da DRE 5, Elaine Tomé, descreveu a alegria em receber por mais um ano o Fejune no município de Nossa Senhora das Dores, cidade sede da diretoria. A gestora trouxe a importância deste evento em proporcionar uma rica experiência cultural em todas as Diretorias. “Esse evento nos dá a oportunidade de confraternizar e apreciar a diversidade cultural de cada município representado. É um momento valioso para a nossa cultura e educação”, disse.
A diretoria que está localizada no sertão sergipano abrange os municípios de Aquidabã, Itabi, Feira Nova, Cumbe, Gracco Cardoso e Nossa Senhora das Dores.
O Centro de Excelência Milton Azevedo, localizado em Aquidabã, levou para o evento uma apresentação de quadrilha junina. A aluna Evellyn Vitória, de 10 anos, faz parte da turma do 3° ano do ensino fundamental da unidade. Super empolgada com a festa, ela disse estar tensa para o momento da apresentação, mas feliz por viver esse momento divertido com seus colegas.
Elisângela Alves é técnica pedagógica da DRE 5. Para ela, o evento foi maravilhoso, pois retrata de forma realista como é a região. “Aqui foi apresentado um pouquinho de tudo: comida típica, a cultura da dança, da quadrilha, um resumo de tudo que acontece na região nordeste passada pelos nossos alunos”, explica a professora.
Com a rua repleta de barracas, os estudantes das unidades escolares presentes trouxeram comidas típicas como arroz doce, mungunzá, canjica, paçoca, além de representações culturais do período junino.
O Colégio Estadual General Calazans, de Nossa Senhora das Dores, trouxe como representação na sua barraca o xaxado. A aluna Isabela Garcia estava representando Marinês, a rainha do xaxado. Para ela essa foi uma experiência única em poder representar uma mulher tão importante para a cultura nordestina.
Um dos pontos ápices do evento foi o momento em que aconteceu a premiação da melhor barraca, onde os jurados que estiveram presentes revelaram ao público qual escola desenvolveu o melhor trabalho em sua barraca. O grupo vencedor recebeu uma viagem para por algum ponto turístico de Sergipe.