Final do HackaTchê Educação RS define os vencedores durante o South Summit Brasil

Rio Grande do Sul

02.05.2022

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu, nesta quarta-feira, 4 de maio, a grande final do HackaTchê Seduc RS. Após a inscrição de 94 projetos dos alunos da Rede Estadual, os três grupos selecionados por uma pré-banca no Tecnopuc na terça-feira, dia 3, tiveram a oportunidade de apresentar um pitch de 3 minutos para um público internacional durante o South Summit Brasil, evento com foco em tecnologia e inovação.

O projeto vencedor escolhido pelos jurados foi o da Escola Villordo de Moraes, de Itaqui, da região da 10ª CRE. O grupo é formado pelos alunos Paulo César Vieira Carpes, Neli Natiéle dos Santos Ribeiro e Mickael da Cruz Ferreira. O trabalho consiste na automatização do processamento de imagens do Sistema ISE da Seduc, possibilitando uma melhor identificação dos alunos e tornando o software de fácil acesso para os professores.

Em segundo lugar ficou o projeto da Escola Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa, da região da 16ª CRE. A equipe é formada pelas estudantes Letícia Monique Grings, Larissa Flech e Sandra Seleri. As alunas criaram um aplicativo que possui leitura ampliada das bulas, informações por áudio e uso de QR Codes com orientações sobre o uso de medicamentos. A iniciativa visa oferecer uma alternativa às bulas tradicionais que são impressas e contam com letras pequenas.

Para o terceiro lugar foi escolhida a Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, de São Leopoldo, região da 2ª CRE. O grupo é formado pelos alunos Caetano Augusto Nunes, Tiago Augusto Salmoria e Ceris Diane Oliveira de Menezes. O trabalho consiste no desenvolvimento de uma impressora 3D através da reutilização de resíduos eletrônicos.

A secretária Raquel Teixeira destaca as qualidades dos projetos que estão alinhados com as pautas contemporâneas do mundo do século 21.

“O trabalho destes alunos está completamente sintonizado com as demandas atuais, com as mudanças de sociedade, com a inovação, com a tecnologia e na resolução de problemas reais. São jovens criativos e inteligentes e eu quero parabenizar a todos e enaltecer os seis finalistas do HackaTchê Seduc RS pela excelência e dedicação”, afirma.

Banca

A banca que definiu os vencedores do HackaTchê Seduc RS foi composta pela secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira; pelo secretário de Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Alsones Balestrin; Head do Campus Caldeira, Felipe Amaral; e a diretora de Operações do BRDE, Leany Lemos.

Presenças

Ainda estiveram presentes a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski; o diretor-geral da Seduc, Guilherme Corte; a chefe de gabinete da Seduc, Aline Mendes; a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto; a diretora adjunta do Departamento Pedagógico, Natália Borges; e a coordenadora da 2ª CRE, Ileane Bravo.

HackaTchê Seduc RS

O HackaTchê Seduc RS teve o intuito de fomentar projetos inovadores ao conectar os alunos e demais membros da rede ao ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. A proposta é oportunizar a vivência na área de inovação e tecnologia, promovendo um ambiente de criação e compartilhamento de ideias voltadas para a melhoria do dia a dia da Rede Estadual.