Final dos Jogos Estudantis de Goiás é marcada por emoção e sentimento de gratidão

GO

18.10.2021

A manhã desta quinta-feira (14/10) foi marcada pelas últimas disputas da etapa estadual dos Jogos Estudantis de Goiás, categoria Infanto. Estudantes-atletas de 12 a 14 anos, oriundos de vários municípios goianos, participaram das competições de futsal, atletismo, badminton e ciclismo, divididos nas categorias masculino e feminino.

Os locais das competições foram o Clube Sesi Antônio Ferreira Pacheco, no Setor Santa Genoveva; o Centro de Excelência do Esporte Arquiteto Eurico Godoi, no Setor Central; e o Parque Municipal Leolídio di Ramos Caiado, no Setor Goiânia 2.

Os jogos da etapa estadual tiveram início no dia 6 de outubro e trouxeram a Goiânia mais de 2 mil estudantes-atletas de todo o Estado. Uma das novidades deste ano foi a democratização do acesso, com destaque para a participação de pequenos municípios que, até então, não se faziam presentes nesses 11 anos de história do evento.

É o caso da equipe de Futsal masculino, que representou o Colégio Estadual Americano do Brasil, em Vianópolis, e conquistou o primeiro lugar nesta quinta-feira. No Futsal feminino, as campeãs foram as estudantes-atletas do C. E. Jardim Tiradentes, em Aparecida de Goiânia.

O melhor troféu 

Sobre a participação no evento, o técnico da equipe, professor Anderson de Freitas Barbosa, conta que nutre um sentimento de gratidão enorme por ter tido a oportunidade de participar de uma competição de tão alto nível. “Com tamanha organização e carinho, meus alunos/atletas se sentiram encantados com a apresentação de um mundo que ainda não conheciam”, comenta ele.

Em relação a vitória de hoje, na final dos Jogos Estudantis de Goiás, Anderson diz que, apesar da importância da conquista, o melhor troféu foi a possibilidade de vivenciar tantos momentos felizes e divertidos que serão lembrados por toda vida por ele e sua equipe. Segundo ele, a cor da medalha era o que menos importava.

“Eu queria que elas se divertissem, que curtissem aquele momento e que se a vitória viesse, seria a cereja do nosso bolo. E assim fizemos essa final… Com muito amor, emoção, dedicação e felicidade”, diz ele.

O técnico explica que está à frente da equipe há quase três anos, se dividindo entre as aulas de Educação Física e os treinamentos uma vez por semana, com duração de duas horas. Com a proximidade da etapa estadual dos Jogos, Anderson conta que os treinos foram realizados, inclusive, durante as férias do mês de julho.

Ciclismo feminino 

 

Nas provas de Ciclismo, disputadas nesta terça, quarta e quinta-feira, o primeiro lugar foi conquistado por Taiuane Vanessa Santos Ribeiro, aluna do CEPMG Geraldo Andrade Martins. Ela voltou para Itapaci, onde mora, com três medalhas de Ouro. A vitória veio nas categorias Endurance, Contra-Relógio e Por Pontos.

Influenciada por seu pai e sua mãe, que também são ciclistas, Taiuane diz que começou a se preparar para os Jogos Estudantis há cerca de oito meses. Ela treina três vezes na semana, quando faz um percurso de 30 km. “É em cima de uma bicicleta onde eu me sinto melhor”, frisa ela.

Apesar de não ter experiência com provas em asfalto, Taiuane confessa que esperava pela vitória, mas não esconde que ficou nervosa durante a disputa. “É a primeira vez que eu disputo uma competição desse nível”, justifica ela. Selecionada para representar o Estado de Goiás nos Jogos Escolares Brasileiros no Ciclismo, a jovem atleta diz que pretende treinar bastante para garantir uma boa classificação. 

Acompanhando a filha na estadia em Goiânia, Paula Barbosa Silva Santos, disse que foi muito gratificante ver Taiuane conquistar a vitória. “Valeu a pena investir e incentivar o gosto dela pelo ciclismo e, agora, comemorar essas três medalhas”, acrescentou ela na final dos Jogos Estudantis de Goiás.

Ciclismo masculino 

 

No Ciclismo masculino, a vitória foi de Pedro Henrique Ferreira de Oliveira, que também recebeu três medalhas de Ouro. Ele reside em Chapadão do Céu, onde é aluno da Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha. Pedro treina há um ano e meio em estrada de terra e se disse muito feliz com a conquista e com a oportunidade de representar Goiás na etapa nacional, no Rio de Janeiro.

O segundo e o terceiro lugar também ficaram para estudantes-atletas do município. Maria Eduarda Teles da Silva, ficou em segundo lugar; e Francisco Wellyson, em terceiro. O técnico dos três jovens é o professor Mauri Wierrbicki, que há muitos anos pratica ciclismo e é vereador na cidade.

Confira aqui a lista de todos os vencedores dos Jogos Estudantis de Goiás 

Sobre os Jogos Estudantis de Goiás 

 

A competição é organizada desde 2011 pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem como proposta fomentar a participação de jovens estudantes em atividades esportivas e identificar o potencial esportivo de crianças e jovens dentro das instituições de ensino.

Os jogos contam com modalidades individuais e coletivas, como atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, parataekwondo, tênis de mesa, wrestling, xadrez, basquetebol, futsal, handebol, voleibol de praia e voleibol.

Confira o resultado dos Jogos Estudantis de Goiás 2021, categoria Infanto, neste link.