'Foi algo indescritível', diz estudante amapaense deficiente visual após ser aprovada na Unifap

conquista

30.01.2020

Ingressar no ensino superior em uma instituição pública é o sonho de muitos jovens que concluem o ensino médio. Com a Alice Chagas Lobato não foi diferente. A jovem estudante de 17 anos acabou de ser aprovada na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Vai cursar licenciatura em História. O resultado da aprovação, até agora, deixa a estudante sem palavras.

“Saber da minha aprovação no vestibular da Unifap foi uma emoção enorme, algo indescritível”, conta Alice.

Alice é deficiente visual. Ela perdeu a visão aos 4 meses de vida por causa de uma retinopatia da prematuridade, que provocou o atrofiamento do globo ocular devido ao deslocamento de retina. As limitações nunca foram motivo para que a jovem deixasse de fazer o que sentia vontade e experimentasse coisas novas.

Foi assim quando decidiu praticar esportes. Alice conquistou 5 medalhas de ouro e duas pratas em modalidades com o arremesso de peso nas Paralimpíadas Escolares de 2017, disputadas em São Paulo. Em 2018 e 2019 ela também disputou as edições da Paralimpíadas Escolares. Ainda em 2017, conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Escolares Paralímpicos do Amapá nas categorias corrida de 100 metros, arremesso de dardo e arremesso de peso.

“Agora que passei na universidade, pretendo me tornar uma paratleta olímpica. Não largarei os esportes”, frisou.

Além da preparação na escola, Alice reforçou os estudos participando dos aulões da Central do Enem, projeto desenvolvido pelo Núcleo de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O curso de história é o sonho da estudante desde os 9 anos de idade, e foi trabalhado durante todo o seu ensino médio na eletiva de Projeto de Vida, um dos diferencias do ensino de tempo integral.

“Desde que entrou na escola José Firmo minha filha recebeu orientação e acompanhamento na elaboração do seu projeto de vida. Hoje, um dos pontos dele foi concretizado”, destacou a jornalista Aline Brito, mãe da Alice.

A jovem fará o curso de história, seu sonho desde os 9 anos de idade, quer ser historiadora com qualificações sobre história antiga grega e arqueologia. Há quem duvide que ela irá realizar esses sonhos? Com certeza não.

Confira ainda:

- Durante formatura, Waldez anuncia 11 novas escolas em tempo integral no Amapá

‘Estou realizando um sonho’, diz estudante da Central do Enem aprovado na Unifap

‘Estudava o dia inteiro’, comemora aluno de escola de tempo integral aprovado na Unifap