Foram escolhidos os estudantes-delegados que irão representar o Tocantins na etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Tocantins

08.08.2025

A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), terminou na sexta-feira, 8, com a votação dos estudantes-delegados que representarão o Tocantins na etapa nacional do programa.

Durante a tarde os estudantes se reuniram para conhecer melhor os projetos e votar naqueles que deveriam seguir representando o Tocantins em Brasília. Foram escolhidos 11 projetos, sendo 7 de escolas de ensino regular, 1 de escola do campo, 1 de escola quilombola, 1 de escola indígena e 1 de estudante surdo. 

Com o tema desta edição “Vamos Cuidar do Brasil com Educação e Justiça Climática”, a conferência visa fortalecer o protagonismo juvenil na construção de soluções socioambientais nos territórios escolares, por meio do fortalecimento de ações formativas no campo da educação ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes. 

A gerente de Programas e Projetos Pedagógicos da Seduc, Valquíria de Souza Milhomem, destaca que esse engajamento dos estudantes com as questões ambientais é essencial para o seu futuro. “Essa conferência tem como objetivo que os estudantes possam estar trabalhando o meio ambiente em suas comunidades, na comunidade escolar, e quem sabe futuramente integrar um dos coletivos jovens”, reforçou.

A estudante Glaucia Koprê Krahô, da Escola Indígena 19 de Abril, de Goiatins, é uma das estudantes que representará o Tocantins em Brasília, com o seu projeto “Cuidando e transformando: juntos contra as queimadas no território Krahô”. “Estou muito feliz em ter passado para a próxima fase em Brasília, e orgulhosa de não apenas representar a minha comunidade, mas todas as etnias tocantinenses. Nós fizemos esse projeto porque a nossa comunidade está sofrendo muito com as queimadas, o fogo afeta os animais que não correm rápido e acabam se queimando. Com esse projeto nós vamos levar a conscientização para as comunidades, para que eles saibam das consequências de jogar fogo no mato, os nossos animais vão queimar, nossa matéria-prima que utilizamos como artesanatos vai queimar e a água vai secar. Temos que preservar a nossa natureza”, pontuou.

Para a estudante Laura Fernanda de Almeida, do Colégio Estadual 1º de Junho, de Praia Norte, é uma honra apresentar seu projeto e representar o estado na conferência nacional. “Estou muito contente e espero poder representar muito bem o Tocantins. O meu projeto se chama ‘Beira Rio em Movimento: Educação, Ação e Justiça’ e o objetivo geral do projeto é promover a justiça climática na Beira Rio e na Praia São Francisco por meio de ações de educação ambiental, implantação de coleta seletiva e mobilização comunitária”, explicou.

A etapa nacional do programa será durante o mês de outubro, em Brasília.

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins