Formação de professores e uso de IA marcam participação do Paraná em seminário nacional de alfabetização

Paraná

29.05.2025

O secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, figurou nesta quarta-feira (28), o rol de palestrantes convidados do Seminário Alfabetização 360°: Políticas e Práticas para uma Alfabetização Integral, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com o Ministério da Cultura. O evento aconteceu no bairro Itaim Bibi, em São Paulo e reuniu gestores públicos, educadores, pesquisadores, representantes do terceiro setor e especialistas para debater os desafios e caminhos para a alfabetização integral no Brasil.

Na apresentação, o secretário destacou os avanços do Paraná na alfabetização, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Estado figura entre os três melhores do país nos indicadores do MEC, com 85% das crianças alfabetizadas, segundo dados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e alcançou nota 6,7 no SAEB, a mais alta do Brasil nessa etapa da educação básica.

Entre os destaques, o programa Formadores em Ação Municípios, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), que promove formação continuada entre pares para professores e pedagogos da rede municipal, foi mencionado como importante ação estratégica do Governo do Estado para o sucesso nos índices de alfabetização. Em 2025, o programa reúne 13.500 cursistas, sendo 7.800 professores dos 1º e 2º anos, 4.200 dos 3º e 5º anos e 1.500 gestores escolares.

“Acreditamos que investir na formação continuada dos professores é uma das ações mais potentes para garantir o sucesso da alfabetização. O programa Formadores em Ação Municípios é uma política estruturante que fortalece o trabalho dos educadores na ponta, promovendo trocas entre pares e alinhamento com as práticas mais eficazes. Quando oferecemos formação de qualidade, com foco nos anos iniciais e nos gestores escolares, estamos criando as condições reais para que todas as crianças aprendam a ler e escrever na idade certa”, destacou.

IA como apoio à leitura - Outro destaque foi o Fluência Paraná, ferramenta desenvolvida em parceria com o Google, que utiliza inteligência artificial para avaliar, acompanhar e desenvolver a fluência leitora de estudantes em idade de alfabetização. A plataforma fornece resultados em tempo real, permitindo que os professores tomem decisões pedagógicas com mais agilidade e segurança. Atualmente, o programa atende cerca de 130 mil alunos em 399 municípios paranaenses.

“A alfabetização é responsabilidade do sistema, não apenas do aluno. Quando ele não aprende é preciso reforçar as políticas públicas educacionais”, afirmou. O secretário reforçou  ainda que a política alfabetizadora do Paraná tem como foco a equidade e a formação integral, com o estudante no centro do processo.

Sobre o evento - O Seminário Alfabetização 360°: Políticas e Práticas para uma Alfabetização Integral teve como objetivo central fomentar o debate sobre políticas públicas e práticas de sucesso na alfabetização, com temas como o uso de dados e IA na gestão educacional, formação de professores, e estratégias para a promoção da leitura. O evento ocorreu no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, e reuniu especialistas do Ministério da Educação, secretários de estado, coordenadores pedagógicos, jornalistas e profissionais da linha de frente da educação pública.