‘Formação do Currículo do Espírito Santo’ fortalece trabalho em redes

ES

10.10.2019

A Formação do Currículo do Espírito Santo, que tem mais de 28 mil cursistas entre profissionais da educação da Rede Estadual e dos municípios que pactuaram com o regime de colaboração, tem gerado oportunidades formativas e redes que se estabelecem e se fortalecem no contexto da educação estadual capixaba. Esses cursistas atuam como Docentes Cursistas Articuladores (DCAs) nas unidades escolares.

A Superintendência Regional de Educação (SRE) Linhares aguardava a ação formativa com muita expectativa, disseram as supervisoras escolares Patrícia dos Santos e Maria Davina Pandolfi. “Sabemos da importância da implantação do documento nas escolas do estado e, por isso, nos dedicamos em realizar o estudo da melhor forma possível”, disse Patrícia dos Santos.

A distribuição da formação on-line e presencial proporcionou a adesão ao estudo por um grande número de professores da Rede. Passado o momento de adesão, divulgação e entendimento da dinâmica da formação, a regional se dedicou ao apoio aos DCAs.  Os encontros presenciais de estudos nas escolas e o conteúdo disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) começaram a provocar questionamentos sobre conceitos e práticas formativas que impactam no trabalho do docente e nos processos de ensino e de aprendizagem.

Diante dos relatos de experiências trazidos pelos DCAs, a regional sentiu a necessidade de fazer um encontro presencial na Superintendência, para que depois pudessem replicar nas escolas e, de posse dos roteiros de estudos dos módulos disponibilizados pela equipe de formação, acrescentarem conceitos que deveriam ser retomados, problematizados e discutidos.

“Abordamos a ideia de equidade, as dimensões para educação em sua integralidade e as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Levamos a versão impressa do currículo e da BNCC, direcionamos questionamentos, diferenças e similitudes entre os documentos. O encontro na SRE Linhares contou com a presença de 80 DCAs. Foi um momento rico de diálogo, crescimento e aprendizagem”, contou Patrícia dos Santos.

O docente articulador Diogo Quarto da Silva, do município de Iúna, também relatou a prática da formação. “O mais positivo tem sido a forma de aproveitar o tempo disponível do professor de acordo com sua realidade. Parte da formação acontece de forma on-line, pela qual o professor tem acesso ao material de estudo em horários e ambientes flexíveis, outra parte desenvolvida durante seus planejamentos, o que facilita, possibilita e incentiva o debate entre os docentes cursistas”, afirmou.

Durante o período de formação, a SRE de Cachoeiro de Itapemirim buscou um estudo da proposta da nova BNCC à procura de uma melhora na educação oferecida pelas as escolas da Rede Estadual e Municipal, além de aprimorar e estimular o desenvolvimento de competências e habilidades dos professores, coordenadores, pedagogos, visando um compromisso com a qualidade da educação, especificamente na etapa da educação básica. Para tanto, o processo formativo proposto contou com quatro temas a serem estudados e analisados: Educação Integral; Competências Gerais; Matriz de Saberes (competências socioemocionais) e os Temas Integradores.

Inicialmente os cursistas foram orientados a navegar na plataforma AVA, a partir daí tiveram acessos a alguns vídeos e livros de estudos e a realização de algumas atividades.

“Tivemos momentos de problematização, organização e aplicação do conhecimento adquirido, e, através das análises dos planos de ensinos pudemos observar o que praticamos e o que ainda não praticamos em nossa escola em relação à nova proposta e o que ainda não estava contemplado nos nossos planos de ensino. Esse momento foi enriquecedor para nós, dessa forma, podemos refletir em nossas ações e elencarmos outras que podem favorecer e enriquecer nossa prática a partir dos conceitos introdutórios do novo currículo”, explicou a docente cursista articuladora, Rosângela Ribeiro.

O município de Jaguaré, com o parecer do Conselho Municipal de Educação, aderiu ao movimento de Pactuação entre Estado e municípios para implementação do currículo da Rede Municipal, e neste ano de 2019 confirmou a parceria através da Repactuação dos trabalhos. As docentes articuladoras são Eliana Salvador Ferrari e Evanieli Valiatti Candeias. 

“A ação formativa está sendo uma experiência de fortalecimento para as práticas pedagógicas existentes no município e consequentemente, aquisição de maiores conhecimentos a partir das teorias estudadas”, destacou Eliana Salvador Ferrari.

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