Minas Gerais
05.08.2025Nesta terça-feira (5/8), cerca de 250 professores e coordenadores do ensino médio participaram da Formação Enem MG, promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em Belo Horizonte. O encontro teve como foco fortalecer as ações pedagógicas voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do compartilhamento de estratégias, recursos e experiências entre os educadores.
Nesta edição, participaram da formação servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de São Sebastião do Paraíso, Campo Belo, Divinópolis, Ouro Preto, Pará de Minas e Sete Lagoas.
A programação teve início com uma apresentação musical do Coral do Instituto São Rafael, que emocionou o público e abriu os trabalhos com sensibilidade e arte. Em seguida, os educadores participaram de uma série de momentos formativos, que incluíram a contextualização das ações do Enem MG, apresentação do Manual do Professor, demonstração técnica da plataforma e orientações específicas sobre a redação.
“Essa é a 6ª formação presencial realizada. Mais do que um momento formativo, é também um espaço de escuta e de participação. Nosso objetivo é dialogar sobre o futuro dos estudantes. A Secretaria de Educação está muito focada na continuidade dos estudos para além do ensino médio. Por isso, estamos investindo em uma série de estratégias que potencializam o trabalho dos professores e das escolas, oferecendo aos nossos jovens caminhos cada vez mais assertivos em suas trajetórias”, afirma Alexandre Marini, coordenador de Ações de Aprendizagem do Ensino Médio da SEE/MG.
O encontro também proporcionou um espaço valioso para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e sugestões, promovendo o diálogo entre os profissionais que atuam diretamente na preparação dos estudantes.
Manual Pedagógico do Professor
Além da apresentação geral da plataforma, os participantes receberam orientações sobre o uso do Manual Pedagógico do Professor, desenvolvido pela SEE/MG com a colaboração de docentes da própria rede estadual. O material contribui para integrar os dados gerados pela plataforma às avaliações internas das escolas, ampliando a capacidade de análise pedagógica dos educadores.
“Eu, como professor, utilizo a plataforma fazendo uso das próprias aulas disponíveis, orientando meus alunos a assistirem aos conteúdos em casa para que possamos aprofundar em sala de aula. Também aproveito as atividades propostas em cada aula. Além disso, preciso destacar o simulado, que é uma ferramenta de extrema importância na preparação para o Enem”, destaca Bruno Geraldo Gonçalves, professor de história da Escola Estadual Diogo de Castro, em Papagaios.
A formação em Belo Horizonte integra uma série de encontros regionais promovidos em todo o estado. Até o momento, já participaram das capacitações os municípios de Varginha, Coronel Fabriciano, Unaí e Belo Horizonte (Metropolitana A). Considerando também as etapas realizadas em Montes Claros, Teófilo Otoni, Região Metropolitana de BH e Juiz de Fora, mais de dois mil professores da rede estadual terão sido capacitados até o fim do ciclo.
“Essas formações são uma oportunidade de poderem trocar ideias, se apropriarem melhor de cada recurso, de cada ferramenta, haja vista que é um ecossistema complexo, com uma ampla quantidade de funcionalidades. A ideia é fazer um direcionamento para o uso pedagógico da ferramenta”, pontua Erik Anderson, diretor pedagógico da Estudo Play.
Plataforma Enem MG
Ampliada em 2025, a Plataforma Enem MG passou a atender todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, alcançando cerca de 700 mil alunos. A medida integra um conjunto de ações do Governo de Minas para democratizar o acesso à universidade, como os simulados em larga escala, transporte e hospedagem gratuitos para estudantes de cidades sem local de prova e os aulões presenciais da Maratona Enem.