Formação reuniu educadores para aprofundar conhecimentos e valorizar a cultura Bororo

Mato Grosso

02.07.2025

Rui Matos | Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) finalizou, nesta quarta-feira (02), na Fatec Senai, em Cuiabá, a segunda edição do "Boe Eno Moto", que em língua indígena Bororo significa "Mundo Bororo".

O evento, que ocorreu desde terça-feira (01), ofereceu palestras e oficinas com foco no desenvolvimento colaborativo de materiais e atividades pedagógicas, exercícios práticos da língua Bororo, planejamento de um projeto piloto de ensino, entre outros.

A formação contou com a participação de cerca de 50 pessoas, incluindo educadores, servidores da Seduc e representantes do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena, da Comissão Nacional de Educação Indígena e da Missão Salesiana de Mato Grosso.

O objetivo principal do evento foi aprofundar os conhecimentos sobre novas metodologias para a educação escolar indígena, valorizando a cultura Bororo e impulsionando a revitalização da língua Boé.

O secretário de Educação, Alan Porto, avalia que uma formação como essa é essencial para o fortalecimento da identidade cultural do povo Bororo, reafirmando o compromisso que a pasta tem com a formação continuada na Educação Escolar Indígena. 

“Foi mais uma oportunidade para educadores e a sociedade aprenderem sobre a riqueza e complexidade de uma cultura milenar.  A cultura Bororo, assim como a de muitos povos indígenas, está intrinsecamente ligada à natureza e à sustentabilidade”, disse Alan Porto. 

“Dessa forma a Seduc garante o direito dos alunos indígenas de aprender e ensinar em sua língua materna”, completou Paula Souza Cunha, superintendente de Diversidade da secretaria.

“Além disso”, falou Lucas de Albuquerque Oliveira, coordenador de Educação Escolar Indígena, “o evento possibilitou explorar a mediação de tecnologias da informação e comunicação como fundamentais no processo ensino-aprendizagem”. 

Segundo ele, No Boe Eno Moto também foi abordado sobre a relação do povo Bororo com o meio ambiente, as vivências transmitidas através da língua, suas práticas de manejo e a importância da conservação cultural e ambiental, servindo de exemplo para a sociedade contemporânea.