Formação sobre Avaliação e Recomposição da Aprendizagem chega ao Polo de Campina Grande

Paraíba

26.09.2025

Mais de 250 professores de Matemática e Português, além de profissionais técnicos de escolas da Rede Pública Estadual que ofertam ensinos Fundamental e Médio nas 3ª, 5ª e 15ª Gerências Regionais Educação, participaram nesta quinta-feira (25) da Formação de Avaliação e Recomposição da Aprendizagem, que faz parte do projeto Gestão de Fluxo e Proficiência. O evento que acontece no Centro de Formação dos Professores de Campina Grande, é fruto da parceria da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O principal foco da formação é ajudar os professores a promover atividades e aulas atrativas aos estudantes com dificuldade de aprendizado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, principalmente os que estão no 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Ao todo a formação vai beneficiar mais de 1.100 profissionais de todo estado da Paraíba.

“Nosso compromisso é dar aos professores o suporte necessário para que eles possam desenvolver estratégias inovadoras em sala de aula, garantindo que nenhum estudante da rede fique para trás. Esse trabalho de avaliação e recomposição é essencial para fortalecer a aprendizagem em Português e Matemática, duas áreas fundamentais para a formação dos nossos jovens”, destacou o Secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

A programação contou com a apresentação dos Resultados da Avaliação Diagnóstica por Denise Nascimento, gerente operacional da Gerência Executiva de Desenvolvimento Escolar, Acompanhamento e Apoio à Gestão para Resultados de Aprendizagem (GEDRA), e com a apresentação do Conceito e Norte do Trabalho da Rede com a Recomposição de Aprendizagem por Jefferson Aguiar, da Gerência Executiva de Escolas Cidadas Integrais (GEECI).

Além disso, foi apresentado o projeto Gestão de Fluxo e Proficiência, e ministradas oficinas de recomposição da Aprendizagem de Matemática e de Português.

"A gerência de formação vem se destacando bastante, estamos com um ano de implementação das atividades e temos total apoio dos secretários Edilson e Wilson, que a pautaram como uma das prioridades da Secretaria. Temos o maior programa de formação continuada, o Transforma Educação PB, com mais de 10 mil professores inscritos, e agora estamos promovendo essa Formação de Recomposição das Aprendizagens nessa reta final para as nossas avaliações do IDEB", explicou a gerente executiva de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais de Educação, Tatiany Andrade.

O secretário executivo de Gestão Pedagógica, José Edilson Amorim, esteve presente na formação e destacou o comprometimento da Secretaria junto aos professores.

“Quero agradecer a cada um que está aqui participando dessa formação nesta reta final de ano letivo, faltando um mês para as avaliações do Saeb. A Secretaria está investindo intensamente nas formações de olho na melhoria do ensino-aprendizagem e nas avaliações de larga escala como o SAEB e SIAVE. Vamos continuar trabalhando nesse sentido de ajudar os professores e as escolas a melhorar a aprendizagem dos estudantes da nossa rede nestas disciplinas tão desafiadoras”, disse o gestor.

O projeto Gestão de Fluxo e Proficiência que está sendo implementado pela Secretaria da Educação é dividido em dois eixos. O primeiro é a gestão de matrículas e fluxo escolar, o segundo é a melhoria da proficiência dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, o projeto traz um plano de ação de quatro semanas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que terá como atividades a Mobilização e Engajamento; Foco nos Descritores Prioritários por Escola; Apoio na Aplicação e a Busca Ativa de Estudantes com maior risco de não participar.

"Desenhamos junto com a Secretaria as melhores ações para, de fato, impactar a aprendizagem dos alunos, conseguir apoiar a rede, os professores, e quando a gente tem esses momentos de ver concretizado todo o nosso trabalho, para a gente é um momento de muita felicidade. É uma alegria contar e poder apoiar o Estado, que se preocupa tanto com a formação dos professores. Já está sendo um momento de muita aprendizagem, de troca e muito benéfico para todos. Desejo que os profissionais possam ver utilidade nesses dois dias e aplicar lá na ponta junto com os alunos, na sala de aula", disse a gerente de Projetos da FGV, Bruna Lersch.

A formação que já passou por João Pessoa, segue ainda amanhã em Campina Grande, e terá continuidade nos polos de Guarabira e Patos, atendendo assim as 16 Gerências Regionais de Educação.