Formada técnica de enfermagem aos 83 anos, dona Osmarina é motivada pelo conhecimento

Piaui

15.02.2023

Aos 83 anos bem vividos, Osmarina Duarte de Sousa fala com orgulho da sua mais recente conquista nos estudos, o diploma em Enfermagem. O ‘canudo’ foi alcançado após finalizar o seu curso técnico no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, ofertado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

As lições de vida da dona Osmarina foram ouvidas atentamente pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e pelos superintendentes de Gestão, Rodrigo Torres; superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo; superintendente da Educação Básica, Antônio Amaral; a diretora da Unidade de Educação Técnica Profissional, Adriana Moura; e da gestora escolar e coordenadora pedagógica do CEEP José Pacífico.

“Dona Osmarina é nossa aluna de 83 anos que concluiu o curso de técnico em enfermagem na rede estadual. A animada conversa com ela foi praticamente uma aula de experiência, história de vida e certamente será uma aluna padrão para nossa rede. A busca constante pelo conhecimento da Dona Osmarina nos ensina como ser curioso, ativo e vamos aproveitar toda a sua história para inspirar os nossos jovens”, celebrou o secretário Washington Bandeira.

Criada com mais três irmãos em Pedreiras no Maranhão, conta que seus pais tiveram 19 filhos e ela sempre se mostrou curiosa e ativa quando o assunto era estudar. Ao acompanhar seu pai no trabalho da roça, ela fala que sempre admirou os colegas com a roupa bonita, se referindo ao fardamento escolar. “Estive na escola e naquela época eu não aprendia bem o que os professores diziam. Eu sempre acompanhava meu pai e via aquelas roupas bonitas do pessoal indo para a escola e eu queria aquilo também. Eu até fui para a escola, mas quando chegava o tempo de colheita na roça eu era obrigada a voltar para casa”, lamentava Osmarina.

Aos 26 anos chegou em Teresina para cuidar de um problema de saúde e seguiu como cuidadora em uma família, momento em que foi incentivada a cozinhar. “Eles me chamaram para cozinhar, pois gostavam dos meus pratos e eu resolvi ir além. Fiz cursos de culinária, aprendi a fazer doces, salgados e queria muito aprender a fazer tudo bem feito. Sei fazer um bolo de banana maravilhoso”, ostenta.

Afastada dos estudos regulares, dona Osmarina não se privou de aprender tudo que estava ao seu alcance. Em seu currículo ela ostenta os cursos de bordado, corte e costura, culinária e artesanato. “Eu não poderia frequentar a sala pelo tempo da escola, mas sempre tive o sonho de estudar e nunca tirei isso da cabeça. Sempre tive o interesse em aprender todas as coisas”, comentou.

O fascínio pelos livros e o estudo sempre foi um sonho para dona Osmarina. Foi por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que ela seguiu estudando. “Fui chamada por uma vizinha para ir à escola e continuei meus estudos. E, agora, fazer o curso técnico na escola foi uma experiência maravilhosa. Eu aproveitei todas as oportunidades “, disse animada durante o encontro.

O exemplo de vida e a busca constante pelo conhecimento ficaram marcados para todos que fazem parte da equipe da escola profissional. A coordenadora pedagógica do CEEP José Pacífico, Juciara Lima da Silva Santana, revela que dona Osmarina sempre foi um exemplo para a turma e mesmo com a dificuldade imposta pela pandemia da covid-19 não deixou de cobrar pelos estudos ofertados pela escola. 

“Ela sempre foi um incentivo na escola, pois nunca faltava às aulas. Na pandemia ela não poderia ir à escola buscar as atividades e tínhamos todo um cuidado para deixar para ela em casa. Dona Osmarina respondia todas as questões, cobrava a correção e exigia mais tarefas. Ela motivou a todos da escola com sua vitalidade, alegria e assiduidade contagiando todos”, conta a coordenadora.

A nova técnica de enfermagem já tem novos planos. O desafio agora é dominar tudo que envolve o computador. “Eu não vou parar de estudar e já estou planejando novos cursos para aprender a usar o computador. Eu quero incentivar os jovens a aproveitarem todas as oportunidades que surgirem como estou fazendo”, planeja dona Osmarina.