Fortalecimento da Inteligência Emocional é tema de encontro na Diretoria Regional de Educação de Dianópolis

Tocantins

01.06.2023

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis promoveu um encontro, nos dias 30 e 31 de maio, visando fortalecer a Inteligência Emocional dos servidores. Participaram do evento técnicos da DRE, diretores, coordenadores pedagógicos, psicólogos e orientadores educacionais das escolas estaduais da região.
Um dos pontos altos da programação foi a palestra Inteligência Emocional: Faça as pazes com suas emoções, ministrada pela psicóloga Evanuzia Oliveira. A profissional abordou a importância da saúde emocional, o gerenciamento das emoções e a capacidade individual de reagir às situações profissionais com disciplina e racionalidade.

“Embora todos enfrentemos problemas, a forma como interpretamos essas situações faz toda a diferença em nossa saúde emocional. Não podemos controlar o que vem dos outros, mas podemos decidir o quanto seremos afetados por isso”, afirmou.

Para Marizete Cardoso de Souza Freitas, diretora do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, o encontro foi importante para que os profissionais da educação “com inteligência emocional bem desenvolvida consiga lidar melhor com os inevitáveis conflitos que surgem em qualquer relação humana”.

A orientadora educacional Francisca Ribeiro Cardoso, da Escola Estadual Joca Costa, relatou que o encontro também se apresentou como caráter motivacional. “O evento estimulou os participantes a buscarem sabedoria para liderar com maior segurança diante dos desafios diários”, disse.

Conforme a diretora da Regional de Dianópolis, Edna de Jesus Vieira, o encontro promovido pela DRE,  também buscou a aproximação dos profissionais “ fortalecendo os laços entre os servidores da Diretoria, diretores, coordenadores pedagógicos, psicólogos e orientadores educacionais, para que possamos continuamente e prestar um atendimento de melhor qualidade à comunidade escolar”, enfatizou.