Frente do ensino fundamental do Conselho Nacional de Secretários de Educação discute agenda da aprendizagem 2021-2022

Tocantins

12.03.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Os representantes da frente do ensino fundamental – anos finais – do Conselho Nacional de Secretários de Educação, liderados pela secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) do Tocantins, Adriana Aguiar, realizaram nesta sexta-feira, 12, reunião virtual para discutir Agenda da Aprendizagem 2021-2022. 

A frente do ensino fundamental – anos finais – é composta também pelos secretários de Educação do Mato Grosso e do Amazonas. Na reunião, foi discutido um novo modelo de operacionalização para a Agenda da Aprendizagem 2021-2022, visando construir produtos que vão contribuir com o trabalho das secretarias.

De acordo com a titular da Seduc, Adriana Aguiar, a articulação entre as entidades educacionais é fundamental para a execução dos projetos educacionais da Agenda da Aprendizagem 2021-2022. “A partir das discussões e das definições dos temas prioritários, vamos definir propostas para serem apresentadas às entidades educacionais, visando ao desenvolvimento da educação nos anos finais”, frisou.

Entre os pontos da agenda que foram discutidos está a manutenção da divisão em temas prioritários e a definição dos coordenadores dos temas, que serão os secretários de Estado. Os temas propostos para a Agenda são: formação; ensino híbrido; ensino médio; sistema nacional de educação; Educação de Jovens e Adultos; fundamental – anos finais; financiamento e avaliação.

Cada um desses temas e suas especificidades terão secretários líderes e coordenadores que irão constituir um espaço interestadual para  acompanhamento, negociação e articulação entre o Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Ministério da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação.

A realização das atividades se dará com a participação dos técnicos das 27 unidades da federação, podendo ou não ter o apoio de parceiros. Também foi prevista a possibilidade de atuação de ex-secretários de Estado da Educação como consultores das ações.