Escolas do Rio Grande do Norte começam a receber equipamentos e sinal de rede banda larga

Rio Grande do Norte

29.04.2023

As escolas da rede estadual de educação estão passando por uma importante mudança. Até julho, todas as unidades contarão com internet de banda larga, permitindo que os estudantes e professores possam realizar pesquisas, estudos e aulas virtuais com uma velocidade de conexão maior. Essa ação, denominada Geração Conectada, é fruto do investimento de R$ 62,5 milhões feito pelo Governo do RN no âmbito do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP).

Para que a internet chegue até as escolas, todo o serviço de instalação de rede e de equipamentos foi iniciado, começando pelas unidades de ensino da Grande Natal. Além da velocidade, as escolas receberão pontos de acesso para a distribuição da conexão via rede Wi-Fi em todos os ambientes de convivência, salas de aula e bloco administrativo.

“As escolas terão acesso a uma velocidade mínima de 60 Mbps, podendo ser ampliado essa velocidade de acordo com a localidade”, explica Firmino Neto, coordenador do Grupo de Processamento de Dados (GPD) da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). Em artigo, a empresa multinacional de serviços online Google explica que com essa velocidade é possível assistir a vídeos em plataformas de streaming, como YouTube, em alta definição, sem interrupções ou telas de carregamento. As videoconferências, como as realizadas no Zoom, Google Meet ou Skype, poderão ser realizadas com qualidade de imagem e som, sem interrupções ou quedas de conexão.

Todo esse trabalho é realizado pela empresa licitada pela SEEC, a Interjato. Uma equipe do GPD acompanha todos os serviços prestados pela empresa para garantir que eles sejam cumpridos de maneira integral, conforme estabelecido em contrato.

“Essa é uma das ações mais importantes do PNEP. O Geração Conectada vai permitir que a rede estadual tenha acesso à internet com qualidade e segurança. Em nossas escolas, e no seu entorno, será possível baixar arquivos, como filmes, jogos educativos e softwares, em poucos minutos, além de navegar por aulas, fazer pesquisas, aprimorando ainda mais a aprendizagem. Uma medida importante que a gestão da governadora e professora Fátima Bezerra torna realidade e que fará a diferença para mais de 200 mil estudantes e suas famílias”, destaca a secretária Socorro Batista, titular da SEEC.

O Geração Conectada prevê a escola como um centro de conectividade para a educação e que ela será interligada ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). A gestão segura da rede permitirá criar pontos de conectividade em comunidades e praças para o uso público estudantil. A gerência da solução de dados e da solução de acesso sem fio será unificada numa mesma plataforma ligada à sede da SEEC.