Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte realiza Projeto Semear e III Torneio de Robótica

Pernambuco

28.05.2019

“Protagonismo juvenil: O que é e como exercê-lo”. Foi com esse tema que cerca de 300 estudantes de 40 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte se reuniram, no último final de semana, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Estevão Pinto, em Olinda, para participar do “Projeto Semear” e da 1º etapa do III Torneio de Robótica.  

Na ocasião, foram ministradas oficinas sobre a temática em seis salas distintas com conteúdos sobre: ?compreender o que é protagonismo juvenil e exercê-lo a favor da autonomia e do bem comum; fazer escolhas para realizar pequenas intervenções coletivas na escola ou na comunidade; e refletir sobre formas de atuação grupal. “Nós, como protagonistas, somos pontes entre os jovens. A gente serve como espelho para eles. Mas nosso maior objetivo não é que eles sejam iguais, mas melhores”, comentou a estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Escritor José de Alencar, Jéssica Ângela.

O “Projeto Semear” também recebeu algumas apresentações culturais com o grupo de malabarismo da EREM Escritor José de Alencar, que mostrou uma releitura do espetáculo da Broadway, o sarau literário da EREM Maria Vieira Muliterno e a Banda Musical Musicart, da Escola Presidente Castelo Branco.  

Paralelamente ao Semear, foi realizada a 1º etapa do III Torneio de Robótica da regional. Participaram da competição 25 equipes, entre E?REMs, Escolas Técnicas Estaduais (ETE), Escolas Regulares e SESI. Além do 1º e 2º lugar, as equipes disputaram nas categorias melhor programação, melhor design de robô, melhor técnico e equipe mais dedicada.  

A equipe Falcon Wars, da EREM Escritor José de Alencar, levou o prêmio de Equipe mais Dedicada. Para a estudante Ana Elizabeth, que formou grupo junto com Lívia Belo, Mizael Pereira e Erick Vinícius, este torneio serviu de estímulo para participar de outras competições. “Ganhar este título representa muito para mim, pois além de ser meu primeiro campeonato, a gente aprendeu a evoluir com pouco tempo”, considerou a jovem.

Confira a classificação completa:

Lego EV3

1º Lugar: Cangaceiros da robótica, SESI, UNIDADE VASCO DA GAMA
2º Lugar: EREMEC F5, EREM EURÍDICE CADAVAL
Melhor Programação: EREMEC F5, EREM Eurídice Cadaval
Melhor Design de Robô: Waters Pirates, EREM Pradines
Melhor Técnico: Cibele, EREM Eurídice Cadaval
Equipe Mais Dedicada: Falcon Wars, EREM Escritor José de Alencar

Lego NXT

1º Lugar: The Jedi Force, EREM Beberibe
2º Lugar: EREMEC KW, EREM Euridice Cadaval
Melhor Design: Os Últimos Escola Tabajara
Melhor Programação: Meia Bucha, EREM Maria Vierira Muliterno
Equipe Mais Dedicada: WAR ROBOTIC, EREM Luiz Rodolfo de Araújo Jr