Gerência Regional de São João do Piauí faz visitas pedagógicas em 28 escolas

Piaui

22.03.2024

As 22 escolas Seduc visitadas para Assessoramento Pedagógico VAP 01 da equipe de ensino da 12ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede na cidade de São João do Piauí, receberam na segunda-feira (18) os dados obtidos após a visitação que ocorreu entre os dias 11 e 15 de março.

A ação faz parte do Circuito de Gestão, do Programa Gestão da Aprendizagem, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e a socialização dos dados pela equipe é uma etapa de Planejamento/Adaptação ao Contexto – Regional (EPR 01). A análise permite o planejamento de intervenções, compartilhamento de boas práticas identificadas e a continuidade das ações para a VAP 02.

Sheila Sibely Moura de Araújo Carvalho, gerente da 12ª GRE, relata o saldo positivo das visitas a respeito dos indicadores educacionais.

“Considero o Programa Gestão da Aprendizagem e as Visitas de Assessoramento Pedagógico como pilares fundamentais para o aprimoramento da qualidade educacional em nossa região. Essas iniciativas não só fornecem suporte pedagógico às escolas, como também promovem uma cultura de colaboração e aprendizado contínuo entre os profissionais da educação, além do desenvolvimento integral de nossos estudantes", informou a gerente regional.

Na etapa VAP 01, as equipes técnicas realizaram o trabalho de orientação aos gestores escolares, a execução do Plano de Gestão da Aprendizagem, bem como identificaram tanto as potencialidades quanto os desafios das escolas para planejar as intervenções adequadas.

As Visitas de Assessoramento Pedagógico são mediadas pelos técnicos de ensino da gerência regional com a dupla gestora da escola, quinzenalmente.

Para a diretora Enelita Rodrigues Carvalho, da Unidade Escolar Helvídio Nunes, em Paes Landim-PI, este engajamento da Seduc, GREs e escolas irá elevar os índices educacionais no Piauí.

“Nas Visitas de Assessoramento Pedagógico o técnico de ensino faz um acompanhamento minucioso do cotidiano escolar. Assim, podemos ter um retrato fiel da realidade do chão da escola, possibilitando à Seduc fazer diagnósticos precisos e intervir positivamente de forma a alcançar os objetivos propostos”, disse a gestora.

Carmelúcia de Oliveira, coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Alfredo Carlos de Alencar, em Capitão Gervásio Oliveira, reforça o acompanhamento pedagógico. “O apoio dos Técnicos de Ensino da 12ª GRE é essencial para que a escola desenvolva um trabalho com excelentes resultados a partir das avaliações constantes do Gestão da Aprendizagem e, com isso, fica mais fácil corrigir os possíveis erros", disse.

O Programa Gestão da Aprendizagem tem como objetivo principal a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Piauí por meio de estratégias, incluindo acompanhamento pedagógico, material didático, avaliação formativa e rede colaborativa.