Gestão Escolar e Resultados de Aprendizagem: o que dizem as pesquisas

Espirito Santo

29.08.2023

Durante o Seminário de Gestão Escolar “Avaliações Educacionais: o papel do diretor no monitoramento e na promoção da aprendizagem”, promovido pela Secretaria da Educação (Sedu) e pelo Instituto Unibanco, na última quarta-feira (23), foi apresentado o painel “Gestão Escolar e Resultados de Aprendizagem: o que dizem as pesquisas”. Esse painel fez parte da programação, focada em discutir a importância do papel do diretor escolar no monitoramento e na promoção da aprendizagem dos estudantes.


O painel foi apresentado pela professora Ana Cristina Prado de Oliveira, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que mostrou os resultados de um estudo que investiga a gestão escolar como fator de eficácia. Essa pesquisa, com atividades em campo realizadas entre os dias 20 de junho e 08 de julho de 2022, em 70 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo, buscou mensurar a atuação do diretor escolar no impacto dos resultados de aprendizagem dos estudantes.
 

Os resultados preliminares, apresentados durante o seminário, ofereceram indícios importantes sobre a atuação do diretor escolar e o desempenho dos estudantes. Por exemplo, na pesquisa, quando perguntados sobre as tarefas consideradas mais relevantes para a função do diretor, 84,3% dos participantes responderam que é acompanhar o desenvolvimento e o aprendizado dos estudantes da escola, por meio do monitoramento dos resultados escolares. Isso reflete o investimento da Sedu, centrado nas diretrizes pedagógicas, bem como nas formações dos diretores na dimensão da Gestão Pedagógica.
 

“Os resultados abordados nesse estudo destacaram a relevância significativa na gestão escolar, que demonstram influência estatisticamente relevante nos resultados dos estudantes, ou seja, a atuação do diretor e o grau de reconhecimento da sua liderança, que impacta significativamente no desempenho dos estudantes”, disse a gerente de Gestão Escolar da Sedu, Mayara Lima Candido. 
 

A expectativa é de que esses indícios possam estimular pesquisas subsequentes e aprofundar o debate em torno das políticas públicas referentes à gestão escolar. No caso do Espírito Santo, isso dialoga com as ações implementadas, como a adoção de um processo seletivo de diretores, transparente e com publicidade, que assegura a legitimidade e o reconhecimento desses gestores pela comunidade escolar, e com a oferta sistemática de formação para os gestores, o que fortalece o trabalho da gestão em busca dos melhores resultados de aprendizagem.

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