Titular da pasta, secretária Elda Gomes Araújo, destacou uma série ações de governo e apontou que prioridade é ter um atendimento integrado de qualidade para os alunos da Rede Estadual.
Secretários de Estado da educação e representantes das Secretarias de Educação de todo o Brasil estão reunidos, entre os dias 20 e 21 de março, na I Reunião Ordinária do fórum do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed. A Reunião acontece no Auditório do Ceta Ecotel, em Macapá, no Amapá.
A presidente do Consed, professora Maria Nilene Badeca da Costa - secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, abriu os trabalhos do segundo dia com um agradecimento a acolhida dos representantes do Amapá afirmando que “o estado do Amapá superou as expectativas pelo acolhimento das pessoas e por sua riqueza cultural e histórica”, na oportunidade, fez um agradecimento especial ao governador do Estado, Carlos Camilo Góes Capiberibe.
A anfitriã do Fórum, Elda Gomes Araújo, secretária de Educação do Estado do Amapá, fez uma saudação destacando à luta e a vivacidade do povo amapaense, tradicionalmente acolhedor. Em seguida, a secretária apresentou os principais pontos da atual gestão da educação no Estado, contextualizando o histórico de dificuldades encontradas no início da gestão e descreveu as ações e projetos que levaram à mudança de realidade. Elda Gomes destacou a vocação e apoio do governador do Amapá para as questões educacionais, especialmente, no sentido de superar dificuldades, destacando as intervenções feitas em relação à rede física com reformas de prédios e compra de novos mobiliários.
Para a secretária de educação o grande desafio contínuo da secretaria é ampliação do transporte escolar, inclusive por meio fluvial, demandando forte complementação com muitos recursos estaduais, bem como as parcerias que permitiram instituir um atendimento mais humanizado e integrado para os alunos da Rede Estadual, com ações que vão de cultura à saúde, a exemplo, o programa de odontologia nas escolas. Outros grandes desafios apontados pela secretária serão a “renovação da matriz curricular da rede estadual e a formação de professores indígenas.”
A secretária também enumerou uma série de programas inovadores efetivados pela Secretaria da Educação do Estado, citando a Casa do Professor; SEED nas Férias; Fim de Semana na Escola; Feira do Livro - FLAP; Moeda Social; Costura Amapá; Galeria dos Mestres; Pacto pela Paz na Escola; Sala de Leitura; Vitrine Literária; Projeto Étnico-Racial; Onda Jovem - uma rádio escolar comunitária; Concurso de Bandas Marciais, entre outros.
A secretária Elda Gomes relatou ainda as ações da alimentação escolar que foi “regionalizada, priorizando alimentos relacionados à cultura amazônica e, com isso, fomentando a economia local”, pontuou.
Por fim, a titular da Secretaria de Educação falou sobre as ações recentes e programadas para 2014 como a confecção do “Guia de Gestão Escolar” e a realização do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Escolar Democrática que será um dos pré-requisitos para os candidatos à eleição dos diretores escolares.