Gestores de escolas comemoram entrega de computadores e comentam a utilização dos laboratórios de tecnologia

Santa Catarina

06.06.2022

A EEB Profª Maria Angélica Calazans, no município de Dona Emma, atende 126 estudantes. Localizada na comunidade Caminho Pinhal, a mais de 15 quilômetros do Centro da cidade, a escola aguardava há mais de 15 anos a entrega de computadores para equipar seu laboratório de tecnologia. Esta espera acabou no último mês de maio, quando 20 modelos novos foram instalados na unidade.

Gestor da escola, Gilmar Muniz comemora a novidade, que vai tornar o ensino oferecido à comunidade mais atrativo e moderno. “Eu gostaria muito de agradecer à SED pelos novos equipamentos enviados. Temos ainda mais 17 tablets e uma lousa digital. São equipamentos de extrema necessidade e muito usados por nossos professores. Somos uma escola do interior e recebemos equipamentos de ponta”, afirma.

A entrega realizada em Dona Emma faz parte de um pacote de investimentos da Secretaria de Estado da Educação (SED) que já garantiu a instalação de mais de 6,4 mil computadores. Até o início de junho, foram investidos R$ 28,2 milhões para a aquisição dos equipamentos, que foram instalados pelos Núcleos de Tecnologia das Coordenadorias Regionais de Educação.

Todas as regiões catarinenses estão sendo contempladas

Nesta primeira etapa de investimentos, que beneficiou cerca de 108 mil alunos catarinenses, foram inaugurados laboratórios de tecnologia em 311 escolas de todo o Estado. Uma delas é a EEB Santa Lúcia, de Novo Horizonte, no Noroeste catarinense. O gestor da escola, Lairton Ferrari, também comenta a importância da nova estrutura para a comunidade.

“Gostaria de fazer um agradecimento a toda a Secretaria de Estado da Educação por essa beleza de sala que a gente está ganhando aqui na escola. Uma sala com 20 máquinas novas, toda reformadinha, com pintura, iluminação nova… Enfim, temos uma sala especial onde a parte pedagógica, com certeza, vai ter ganhos especiais também”, finaliza.

A SED está programando novas entregas de computadores para os próximos meses. Até aqui, foram contempladas unidades das regiões de Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Florianópolis, Ibirama, Itajaí, Itapiranga, Ituporanga, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Maravilha, Palmitos, São Bento do Sul, São Lourenço do Oeste, Taió, Timbó, Tubarão, Videira e Xanxerê.

Com os equipamentos, os professores da rede estadual podem desenvolver ações de pesquisa e atividades diferenciadas, adaptadas à linguagem e ao contexto dos jovens estudantes da atualidade, como complementa Ivonete Tambosi Withoeft, gestora da EEF Senador Francisco Benjamim Galotti, em Rodeio. “Venho para agradecer o nosso governador Carlos Moisés, o ex-secretário Vampiro e o atual, Vitor Balthazar, pelo excelente laboratório de tecnologia que recebemos. Tenho certeza que essa ferramenta irá contribuir muito na prática dos professores, no desenvolvimento de atividades mais motivadoras e instigadoras, para que os alunos possam desenvolver melhor o processo de ensino e aprendizagem mediado por essa ferramenta.”

Salas de Ensino Médio com lousas digitais

Para garantir mais tecnologia ao ensino catarinense, na última quinta-feira, 2, o governador Carlos Moisés anunciou que todas as salas de Ensino Médio da rede estadual terão lousas digitais, projetores e um computador. Na primeira etapa de entregas, foram entregues 485 kits para 36 escolas de todas as regiões catarinenses. Até o fim de 2023, todas as 711 escolas da rede estadual que oferecem Ensino Médio serão contempladas.

O investimento de R$ 8,5 milhões, que neste momento beneficia quase 30 mil alunos, é complementado pela distribuição de notebooks para todos os professores da rede estadual. Com as duas ações, será possível que os equipamentos doados aos professores efetivos - os ACTs receberão os notebooks em regime de comodato - sejam conectados aos projetores instalados nas salas de aula, garantindo a oportunidade de que atividades inovadoras de ensino sejam oferecidas aos estudantes.

A importância da tecnologia no desenvolvimento de ações educacionais é valorizada por Sueli Sasse, gestora da EEB São João Bosco, de Apiúna. “Recebemos 25 novos computadores, que vêm somar com a nossa lousa digital, mais um recurso que temos disponível. Além disso, temos 26 tablets. É a sala de tecnologias trazendo conhecimento digital para os nossos alunos, que são o futuro desse país.”