Gestores de todas as Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco realizam reunião de monitoramento

Pernambuco

18.03.2022

Gestores e assistentes de gestão de todas as 58 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) de Pernambuco se reuniram na ETE Alcides do Nascimento Lins, localizada em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife (RMR), para uma reunião de monitoramento. O encontro, que aconteceu nessa quarta-feira (16), contou com a participação do secretário de Educação e Esportes do Estado, Marcelo Barros, e da equipe da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP). Na ocasião, Marcelo Barros recebeu o primeiro exemplar do livro “Educa PE - A educação viva na pandemia”, que será lançado na próxima segunda-feira (21), em Fortaleza.

Na abertura dos trabalhos, George Bento, gerente-geral de Educação Profissional da SEE, apresentou aos gestores as conquistas garantidas pelas Escolas Técnicas durante a pandemia, como entrega de laboratórios, criação de startups e de espaços tecnológicos, além de dados sobre o Saepe e o Simulado Educa PE no Saeb. “Esse é um momento muito desafiador, é o momento da retomada, com todas as consequências que a pandemia trás para uma geração inteira de jovens. Por conta disso, sentimos a necessidade de fazer uma reunião deste porte, importante, para que tudo fosse analisado e debatido. As Escolas Técnicas são muito importantes para a Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, e a gente precisa seguir para continuar dando os melhores resultados da rede”, disse. 

A partir das informações compartilhadas com todos os gestores das unidades de ensino, foram discutidas formas de desempenhar novos desafios comprometidos com os pilares da educação. 

“Dois anos de pandemia deixaram marcas na educação não só de Pernambuco, mas de todo o mundo. Agora, começamos a retomar o ensino presencial e vamos tomando um conhecimento mais real do impacto do vírus nas escolas e nos nossos estudantes. Por isso, encontros como esse são importantes. São momentos onde podemos ter muita troca e buscar sempre as ações prioritárias”, afirma o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.

Devido à pandemia que atingiu todo o mundo, as ETEs tiveram dois anos desafiadores e olhando para essa perspectiva a secretária executiva de Educação Integral e Profissional, Maria Medeiros, deu início à sua palestra "2022 o ano da virada". Com três palavras, Medeiros definiu o objetivo do momento: entender, aceitar e praticar. “Este é um grande encontro de alinhamento e formação continuada, onde é muito importante traçar estratégias para que a gente consiga seguir avançando nos resultados das nossas escolas técnicas, que dialogam com a formação integral dos nossos jovens, mas também com a inserção deles no mercado de trabalho. Estamos aqui trazendo uma pauta propositiva que possa ser desdobrada dentro de cada escola através de projetos, programas e iniciativas”, disse Maria Medeiros, que completa: "Investir em formação e criar um novo repertório é essencial para o processo. Precisamos, além de dar acesso, garantir permanência e conclusão com êxito, isso é uma educação pública de qualidade social”.  

Niedson do Nascimento é gestor da Escola Técnica Estadual Professora Célia Siqueira, localizada no Sertão do Alto Pajeú, e acredita que a formação para os gestores é essencial para esse recomeço. Segundo afirmou, assim todos entenderão o cenário de cada escola e juntos trilharão uma nova fase para uma educação de qualidade. “Esse é o momento de reconstruir. É importante que cada uma das escolas faça um momento de reflexão do que foi esses dois anos para que começamos a identificar o que deu certo, o que foi possível fazer e o que não foi, os impactos que estamos tendo que é o ínicio de um processo do que esperávamos de um pós-pandemia. Por isso esse encontro vai ajudar muito nessa retomada”, fala o gestor.