Gincana cultural movimenta comunidade estudantil

Bahia

20.09.2019

Os estudantes do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, localizado no bairro de Mussurunga, em Salvador, estão participando da terceira edição da gincana cultural da unidade, denominada “Vem verde perto”. A atividade pedagógica, que tem como objetivo potencializar a aprendizagem dos estudantes de forma lúdica e dinâmica, faz parte do calendário do projeto estruturante da Secretaria da Educação do Estado (SEC), o TransformaÊ: Virada educacional Bahia, um movimento educativo-cultural proposto pela Secretaria da Educação do Estado que acontece nesta sexta-feira (20), em todas as unidades escolares da rede. 

Durante a gincana, diferentes tarefas estão sendo realizadas pelos alunos, envolvendo conteúdo das disciplinas regulares e dos projetos de arte e cultura, a exemplo do Artes Visuais Estudantis (AVE) e do Dança Estudantil (DANCE). Para a realização da atividade interdisciplinar, os alunos se prepararam por meio de pesquisas e estudos em torno do tema “Sertão nordestino”. Divididos em cinco equipes, os estudantes falam sobre o sertão, sua cultura, danças e comidas típicas e as atividades foram além dos muros da escola, a partir de ações socioambientais, pesquisas e trabalhos de campo, em Mussurunga e outros bairros.

A atividade é aberta ao público e conta com a participação de ex-alunos e também de pais de estudantes, como por exemplo a senhora Edenice dos Reis Lima Carneiro, mãe da aluna Eliana Bonfim dos Santos, do 7º ano do Ensino Fundamental II. “Fui prestigiar a gincana, torcer pela equipe de minha filha, ações como essas são de muita importância para aprendizagem de nossos filhos. Uma escola que trabalha a teoria e incentiva nossos filhos a pesquisar, só resulta em um ensino de qualidade no final”, destacou a genitora.

A estudante Amanda Vitoria dos Santos, 12 anos, 7º ano, falou sobre a sua estreia na gincana escolar. “Foi a minha primeira vez na gincana e está sendo muito gratificante e maravilhoso. Aqui nós aprendemos e ensinamos muitas coisas, como socializar com nossos colegas, fazer trabalho em equipe. A união conta pontos para as equipes, além desses momentos de diversão que trazem um ânimo a mais no nosso cotidiano de estudos”, disse.

Já Breno Santos da Silva, 16 anos, 9º ano, contou que foi a sua terceira participação e que a cada edição da gincana se sente mais animado para se envolver na atividade. “Participo desde a primeira, é um clima contagiante, uma animação muito grande. Como todas as gincanas que aconteceram, esta não seria diferente a proposta, que é o trabalho em equipe. Então, este aprendizado de união eu certamente vou levar quando entrar no mercado de trabalho”.

A diretora da unidade, Ana Paula Cardoso Ramos, fala sobre a importância da gincana na melhoria do aprendizado dos estudantes. “A atividade envolve a escola inteira, professores, alunos, pais, além de moradores vizinhos, mas sempre priorizando o protagonismo de nossos alunos e suas equipes, trabalhando temáticas sempre voltadas ao meio ambiente, à proteção da natureza. Queremos mostrar a eles que a aprendizagem não acontece só em sala de aula”.

#Transformaê: virada educacional Bahia Tem como base o eixo 5 do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, que se refere a “Integração família e comunidade”. O movimento educativo-cultural, proposto pela Secretaria da Educação do Estado às unidades escolares da rede estadual de ensino, tem o objetivo de potencializar as produções cientifica, artística, literária, cultural e social da unidade escolar, com a participação do coletivo da comunidade local.