Goiás adere ao Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae

Educação Empreendedora

30.08.2021

Alunos da rede pública estadual de Educação de Goiás participarão, a partir do próximo ano letivo, do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae). A novidade é fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e o Sebrae-GO, firmada na manhã desta quinta-feira (26/8), durante reunião extraordinária do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da entidade.

“É o maior desafio que temos, é o que eu mais acredito e é o que o Sebrae faz: a profissionalização, a qualificação”, afirmou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sobre a inserção da Educação Empreendedora no currículo da rede estadual de ensino.

Programa Nacional de Educação Empreendedora 

O Programa Nacional de Educação Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que visa tornar a Educação empreendedora acessível aos estudantes da Educação Básica, em todos os níveis de ensino.

A parceria para a inclusão do programa na rede estadual de Educação começou a ser firmada no ano passado, com o objetivo de estimular nos jovens alunos do Ensino Médio comportamentos empreendedores que possam contribuir para o seu sucesso pessoal e profissional.

Com a conclusão da parceria entre a Seduc e o Sebrae, o programa possibilitará o acesso de estudantes da rede estadual de Educação de Goiás a conteúdos relacionados ao empreendedorismo, às competências e à cultura empreendedora a partir do próximo ano letivo.

A estimativa é que 200 educadores, de 51 unidades escolares da rede pública estadual sejam capacitados e 3.541 estudantes sejam atendidos pelo programa a partir do primeiro semestre de 2022.

Investimentos na Educação 

Durante a reunião extraordinária, o governador relembrou as ações realizadas pelo Governo de Goiás na Educação ao longo dos últimos dois anos e que culminaram na reforma de 1.049 escolas estaduais e na distribuição de uniformes, materiais escolares e Chromebooks aos estudantes. Para Caiado, são esses investimentos e parcerias firmadas que permitirão ao jovem um futuro promissor e à Educação de Goiás, a melhor do país, continuar avançando.

“Não existe nenhuma ação nossa capaz de projetar o Estado, para sairmos da situação de inércia e irmos para uma posição de resultados, se nós não investirmos na Educação”, concluiu o governador.

Além de Ronaldo Caiado, estiveram presentes na reunião a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; e os secretários de Estado da Retomada, César Augusto Moura; de Comunicação, Tony Carlo; e da Secretaria-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima. O encontro foi liderado pelo presidente do conselho do Sebrae-GO, Ubiratan da Silva Lopes e contou com a participação dos conselheiros e da imprensa