Estudantes do Amazonas selecionados para projeto em parceria com a CBF Social passam por exames médicos

Amazonas

17.05.2022

Os 50 alunos da rede estadual de ensino que foram selecionados para participarem do projeto “Gol do Brasil” – parceria entre o Governo do Amazonas e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Social – já começaram a se preparar para as atividades. No sábado (14/05), eles passaram por exames médicos e tiveram auxílio para cadastro e documentação. 

O propósito do projeto é auxiliar o desempenho educacional e esportivo dos estudantes. O “Gol do Brasil” é voltado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade. Ele visa formar cidadãos, manter os jovens afastados das drogas, da violência, e abrir novas oportunidades.

Este primeiro grupo é formado por estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes e da Escola Estadual Eliana Socorro Pacheco Braga, ambos localizados na zona norte da capital.

Joniferson Silva, titular da Coordenação de Educação Física e Arte (Cefa), reforça que os pilares do projeto ajudam no desenvolvimento educacional e esportivo dos alunos.

“Os pilares que sustentam o projeto estão de acordo com a visão que pretendemos passar para os estudantes dentro da prática do futebol, o que visa formar esses jovens nessa mistura de educação, esporte e cidadania, para serem bons cidadãos”, diz Silva.  

Exames – Todos os alunos participantes do “Gol do Brasil” passaram por avaliações físicas, aferição de pressão, checagem dos pulmões, visão e demais testes para garantir o melhor condicionamento físico durante todo o desenvolvimento do projeto.

Agora, eles vão começar a ter aulas com os professores formados e certificados pela CBF Social, com conteúdos voltados para as técnicas do esporte e habilidades de vida. 

Gol do Brasil – O governador Wilson Lima assinou, no dia 29 de outubro de 2021, um Termo de Cooperação Técnica com a CBF para levar o Projeto Gol do Brasil, que é uma ação social da confederação voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em situação de vulnerabilidade.

O projeto é norteado pelas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamento crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e com o estresse e comunicação eficaz. A meta é desenvolver cidadãos preparados para a vida além dos gramados, por meio do futebol.


Fotos: Arquivo pessoal