Governador anuncia reforma e melhorias para Colégio Militar Duque de Caxias

Tocantins

11.03.2022

A comunidade escolar do Colégio Militar do Estado do Tocantins Duque de Caxias, localizado no distrito de Taquaruçu, em Palmas, recebeu a visita do governador, em exercício, Wanderlei Barbosa, nesta quinta-feira, 10. Na oportunidade, o chefe do executivo tocantinense anunciou que a unidade de ensino será beneficiada com obras de ampliação e reforma.

Para realizar as melhorias estruturais, que serão executadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o governo investirá cerca de R$590 mil em recursos próprios.  As obras contemplam a construção de pátio e sala de vídeo, além da pintura e higienização geral da unidade. Os vestiários, banheiros, caixa d’água, cozinha e casa de gás, também receberão adequações.

Em seu discurso, o governador destacou a importância da unidade escolar para a sua formação acadêmica e para a população de Taquaruçu. “Tenho muito orgulho de ter sido aluno no Duque de Caxias. Minha mãe também foi professora, por 28 anos, nessa escola que tem contribuído ao longo dos anos para a formação de tantos profissionais”, ressaltou.

Wanderlei elencou ações recentes voltadas para a Educação. “Esta é uma área prioritária para a nossa gestão. Temos nos empenhado em valorizar os servidores da rede estadual de ensino, investindo na infraestrutura das escolas e vamos continuar buscando avanços para a Educação tocantinense”, assegurou.

O secretário da Educação, Fábio Vaz, ressaltou os impactos das ações do executivo para a qualidade da aprendizagem. “Essas obras são fundamentais para que possamos oferecer espaços educacionais adequados para nossos estudantes. Além disso, todos os direitos dos servidores, quitados nesta gestão, fortalecem a construção do nosso projeto educacional que reconhece os professores como agentes de transformação”, enfatizou. 

Comunidade 
Para os servidores, as melhorias anunciadas para a unidade escolar trarão mais motivação para profissionais e estudantes, como afirma a professora Albertina Carvalho, que integra o quadro de pessoal da unidade há mais de uma década. “É muito gratificante poder vivenciar todo esse processo. Certamente essa obra contribuirá para o processo ensino aprendizagem e para a formação dos nossos alunos”, ressaltou.

Márcio Cavalcante é pai do estudante Emanuel Bezerra Cavalcante, do 6º ano. Segundo ele, que é morador pioneiro no distrito de Taquaruçu, os investimentos para a Educação demonstram o respeito do governo para o desenvolvimento do Estado. “Vejo o quanto meu filho gosta de estudar no Colégio Militar. Essa colaboração que oferece também a disciplina tem resgatado muitos valores. Toda melhoria voltada para a Educação precisa ser reconhecida”, disse.

Movimento
O Colégio Militar Duque de Caxias possui 512 estudantes matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio. Além das atividades pedagógicas, a unidade escolar desenvolve o projeto Movimento, que oferece aos estudantes aulas de dança, música e teatro, no contra turno escolar. Conforme o diretor do colégio, major Fernando, a iniciativa busca valorizar e desenvolver as habilidades artísticas dos alunos.

Letícia Gomes, de 16 anos, é uma das contempladas pelo projeto Movimento. A estudante do 1ª série do Ensino Médio apresentou uma performance musical, durante a visita do governador, e falou sobre os resultados do projeto. “Não esperava participar de atividades culturais tão ricas quanto às que temos experimentado aqui no colégio. Estou muito feliz em estudar aqui e poder usufruir de tudo isso”, revelou.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins