Governador de Santa Catarina recebe os vencedores da 4ª edição do prêmio Honestidade nas Escolas

Santa Catarina

15.12.2022

Despertar nos alunos a ética, a integridade e o respeito, tanto no âmbito escolar como familiar e social são alguns dos objetivos do Prêmio Honestidade nas Escolas, que chega em sua 4ª edição. Os troféus e certificados aos 15 alunos vencedores foram entregues na manhã desta segunda-feira, 12, em ato, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, com a presença do governador Carlos Moisés.

O projeto premiou os desenhos mais criativos a partir do tema “Como praticar a tolerância na escola?”.

“A Educação tem a capacidade transformadora. E esse prêmio, esse movimento combina muito com o que fizemos na gestão do governo, a forma como enxugamos a máquina pública, a revisão dos contratos e o combate a corrupção. Sempre temos que fazer o que é certo, e é isso que vemos hoje aqui com a iniciativa dos alunos em trilhar esse caminho, de ter a percepção de que fazer o correto é sempre melhor e mais tranquilo para todos. As crianças nos mostram que estão aprendendo e têm muitas lições também para nos ensinar,” disse o governador, que esteve acompanhado da primeira-dama, Késia Martins da Silva.

A 4ª edição do projeto teve mais de 30 mil alunos do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental inscritos – participaram 269 escolas e 105 cidades. As regionais de Florianópolis, Tubarão, Criciúma e Araranguá tiveram o maior número de inscritos. O concurso, neste ano, é coordenado pela Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Os alunos e seus professores receberam ainda uma viagem de estudos a Florianópolis, incluindo hospedagem.

“O prêmio procura internalizar valores e princípios. Trabalha para as crianças entenderem a partir de atividades lúdicas a importância da honestidade e tolerância, ou seja, respeitar o colega, a opinião do outro, de entender que cada um tem suas características, suas diferenças. É um grande projeto, que contribui e muito para a educação” destacou o controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva.

A secretária adjunta da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, reforçou que o prêmio contribui no âmbito das escolas e em especial junto às crianças. Mostra a importância, a valorização da honestidade e a integridade de um conjunto de valores que vai ao encontro das necessidades da sociedade e que fazem parte do desenvolvimento integral de cada criança. “São grandes lições, que com certeza serão levadas para a vida inteira dessas crianças”.

A importância de ajudar as pessoas

A aluna do 2º ano, de 8 anos, Sofia Ventura, da E.E.B Dr Fernando Ferreira De Mello, de Rio do Campo, contou que desenhou uma menina na cadeira de rodas e outra criança que foi ajudar ela na acessibilidade e ao lado desenhou um menino que estava ajudando a irmãzinha cega. “Desenhei para mostrar que precisamos ajudar os outros, não rir das pessoas, não ter preconceito, não maltratar e não falar apelidos. Temos que ajudar as pessoas de alguma maneira. Eu estou muito feliz em receber o prêmio”, relatou Sofia, que também levou um desenho para o governador.

Vencedores

1º Ano

1º – Gabriela Sayumi Uehara de Souza, E.E.B Dom Orlando Dotti – Caçador - Professor – Dilva Czernhak
2º – Lucca Vicenzo De Lima Toresan Da Silveira, E.E.F Prof. Doralina Clezar Da Silva – Balneário Gaivota - Professor – Sheila Borges Hilzendeger Teixeira
3º – Isabella Damas Taborda, E.E.B. Tenente Ary Rauen – Mafra - Professor – Denilda Fuchs

2º Ano

1º – Julya Dos Santos Montanari, E.E.B Deputado Altir Webber De Mello – Curtibanos - Professor – Casia Molin
2º – Maria Gabriella Dos Santos Schenardie, E.E.F Prof. Doralina Clezar Da Silva, Balneário Gaivota - Professor – Sheila Borges Hilzendeger Teixeira
3º – Sofia Ventura, E.E.B Dr Fernando Ferreira De Mello – Rio do Campo - Professor – Jaqueline Fuechter do Nascimento

3º Ano

1º – Maria Vitória Da Silva Rodrigues, EEB João Teixeira Nunes – Tubarão - Professor – Elisa Vieira Da Silva Soares
2º – Eduarda Merib, EEF Prof. Doralina Clezar Da Silva – Balneário Gaivota - Professor – Sheila Borges Hilzendeger Teixeira
3º – Melissa Da Costa Salazar, EEF Padre Antonio Luiz Dias – Araranguá - Professor – Adriana C.M.Freitas