Governador Eduardo Leite e secretária Raquel Teixeira dão início ao ano letivo da Rede Estadual

Rio Grande do Sul

23.02.2022

A manhã desta segunda-feira (21/2) foi marcada pelo retorno das aulas da rede estadual de ensino em todo o Rio Grande do Sul. Em visita a Rio Pardo, o governador Eduardo Leite e a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participaram do ato de início do ano letivo, no Instituto Ernesto Alves. 

“Valorizamos muito essa retomada das aulas, depois de dois anos muito difíceis em função da pandemia. Hoje iniciamos o ano letivo conhecendo melhor os cuidados para evitar a doença, também temos a vacinação que está em andamento”, afirmou o governador. Ainda em sua fala, deixou um recado aos alunos. “Tenho certeza que cada aluno que está aqui levará boas lembranças desta escola. Valorizem os professores, que estão aqui para dar a vocês a formação necessária para o mundo lá fora. Não é um mundo fácil, exige cada vez mais capacidade e conhecimento para que vocês conquistem seu lugar”, disse.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, analisou o atual momento da Educação e destacou as novidades para o ano letivo de 2022:

"Estamos vivendo um momento de grande revolução tecnológica e uso de inteligência artificial na Educação. Por isso, nós temos tudo pra sair da pandemia com uma escola melhor. Aprendemos, evoluímos, crescemos e estamos virando a chave. Vamos iniciar o ano com novos Chromebooks, com protagonismo juvenil, com metodologias ativas e uma serie de iniciativas que propiciam a evolução e a aprendizagem. Viva o ano letivo de 2022, que ele seja positivo e feliz", afirmou. 

Durante o evento, foram entregues 30 Chromebooks para uso dos alunos da instituição. A iniciativa busca qualificar o ambiente digital da comunidade escolar e fortalecer a inserção da tecnologia nas instituições de ensino. Ao todo, o governo do Estado adquiriu 90 mil aparelhos – investimento de R$ 165 milhões, para beneficiar 2.376 escolas estaduais. Em 2021, foram distribuídos 50 mil chromebooks para docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos, com valor investido de R$ 83,6 milhões.

Projetos direcionados à educação para mulheres apenadas

Em visita à casa prisional de Rio Pardo, o governador conheceu a estrutura bicentenária que, após reforma, receberá mulheres apenadas. A unidade será referência de recolhimento feminino na região, com incentivo a projetos direcionados à educação, à qualificação profissional e políticas públicas voltadas à igualdade de gênero.

Acompanharam as agendas em Rio Pardo o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, e o prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum.