Governador Rui Costa e Walter Pinheiro dialogam com gestores dos Núcleos Regionais de Educação

Gestão

15.06.2016

Os diretores dos 27 Núcleos Regionais de Educação da Bahia foram recebidos pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, nesta terça-feira (14/06). O encontro teve como objetivo unificar os NRE e aproximá-los da Secretaria, para garantir o fortalecimento da educação pública no Estado. Desde que assumiu a Secretaria, há uma semana, Pinheiro vem se reunindo com órgãos ligados à educação para fortalecer e alinhar ações de parceria.

De acordo com o secretário Walter Pinheiro, essa primeira reunião visa firmar um contato mais direto com os diretores dos Núcleos. “Nosso objetivo é derrubar barreiras, estabelecer canais e criar mecanismos de atuação e para isso vamos criar condições para que as melhorias sejam aplicadas”, defende. Ele destaca a importância da atuação dos diretores e o acúmulo de conhecimento destes profissionais. “A atuação destes gestores é prioritária, devemos nos apropriar deste acúmulo de informações para trabalhar no presente e construir o futuro”.

Durante a reunião, todos os diretores apresentaram os principais desafios à frente dos NRE e salientaram a importância do encontro. “Esse diálogo fortalece as relações dos NRE com a Secretaria nos trâmites e resoluções das demandas e processos. Agradeço ao secretário Walter Pinheiro pela escuta sensível”, afirma Marli Monteiro, diretora do NRE de Alagoinhas (NRE18).

Objeto desconhecido
O diretor do NRE 13, de Caetité, André Moreira, foi o primeiro a ter contato com Walter Pinheiro, desde que assumiu a Secretaria da Educação, numa visita a Ibiassucê. “O secretário faz questão de mostrar a sua visão ampla do papel fundamental que os NRE exercem no contexto da Secretaria e o quanto nós podemos contribuir nas ações do programa Educar para Transformar”, considera.

Também foi destacada a perspectiva que os diretores têm a partir desse encontro. “Acredito no fortalecimento dos NRE por meio de um processo gradativo de mais autonomia e na construção de uma cultura de planejamento cooperativo entre a Secretaria e os Núcleos na resolução dos problemas identificados”, acredita José Calais, diretor do NRE 22, em Jequié. “As perspectivas são as melhores possíveis. Sairemos desta reunião com a certeza de empoderamento dos NRE para o desenvolvimento das políticas educacionais”, conclui André Moreira.

O encontro teve como objetivo unificar os núcleos e garantir o fortalecimento da educação pública no estado. “Nós queremos aproximar os núcleos regionais e a Secretaria da Educação. O diretor tem que estar empoderado e capacitado para resolver todos os problemas daquela região. Pedimos aos diretores que visitem as escolas, que conversem com os alunos e os líderes de cada escola. A vida do diretor do núcleo tem que ser dentro da escola, para que ele conheça como a palma da mão a realidade de cada unidade que está sob sua coordenação”, afirma o governador Rui Costa.