Governo do Acre abre ano letivo do ensino fundamental com entrega de laboratórios móveis

Acre

21.03.2023

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realizou nesta segunda-feira, 20, a abertura oficial do ao ano letivo 2023 para 100 mil estudantes do ensino fundamental da rede estadual de ensino. A cerimônia foi realizada na quadra da escola Padre Diogo Feijó, em Rio Branco.

A solenidade contou com a presença da comunidade escolar e de várias autoridades, dentre elas o secretário de Educação Aberson Carvalho, representando o governo, deputado Pedro Longo e o senador Márcio Bittar.

Durante o evento, foram entregues aos estudantes dois laboratórios móveis, adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Márcio Bittar. Os equipamentos serão utilizados para fortalecer o ensino das disciplinas de ciências, física e química, e garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade.

“Estou muito feliz com o retorno das aulas, pois ficar em casa é muito entediante. Estou muito motivada em aprender coisas novas. Na escola a gente aprende e faz novas amizades. Estou ansiosa com os novos laboratórios”, concluiu a estudante do 8º ano, Maria Eduarda da Silva.

Nesse primeira etapa, serão distribuídos 50 laboratórios pedagógicos móveis, abrangendo 27 escolas de ensino fundamental anos finais, urbanas e do campo, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O investimento é de cerca de R$ 4 milhões.

“Os laboratórios vão facilitar muito para a minha disciplina, é muito importante o visual, o prático”, destacou a professora de ciências, Renata Carolina Craveiro.

“Esses laboratórios vão poder garantir que o aluno saia do livro, da teoria e vivencie as práticas no dia a dia da sua sala de aula. Todas as escolas de ensino fundamental do Estado serão beneficiadas”, afirmou Carvalho.

A abertura oficial do ano letivo 2023 e a entrega dos laboratórios móveis marcam o início de um novo ciclo na educação do estado do Acre. Com investimentos e parcerias como essa, é possível garantir que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e que possam se preparar para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

“O que me realiza é trazer resultados concretos do meu mandato. O gabinete sempre estará aberto ao governador do meu estado, aos políticos do meu estado, àqueles que representam o nosso estado”, declarou o senador Márcio Bittar.

A Escola Padre Diogo Feijó, tem hoje mais de 1.300 alunos matriculados, é uma instituição de ensino com grande tradição no estado. Fundada há 50 anos, a escola tem colaborado de maneira significativa com a educação acreana ao longo das décadas. Desde sua fundação, a escola vem se destacando pelo ensino de qualidade, tendo como missão formar cidadãos críticos e comprometidos com a transformação da sociedade.

“Estamos felizes pela abertura do ano letivo ser na nossa escola, pela segunda vez, e por conta da aquisição dos laboratórios que vão atender os nossos alunos com os trabalhos com os professores e a coordenação pedagógica para aliar a teoria com a prática, foi um ganho para a comunidade escolar” declarou o professor Francisco Lira, gestor da escola Diogo Feijó.

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes