Governo da Bahia lança 19 livros de 16 autores baianos em feira literária

Educação Infantil

13.10.2015

Mais de 332 mil crianças serão beneficiadas com as 19 obras de literatura infantil que serão lançadas pelas secretarias estaduais da Educação e Cultura, durante a V Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2015). Os livros, escritos por 16 autores baianos, serão lançados no dia 15 de outubro, às 15h, no anfiteatro do Espaço Educar para Transformar.  Os títulos serão distribuídos nas escolas públicas das redes municipais e estadual de ensino na Bahia, no âmbito do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa à melhoria da qualidade da educação.
 
“Queremos estimular o processo de alfabetização das nossas crianças com histórias contadas por autores baianos e referenciadas na realidade da Bahia”, afirma o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. Ele ressaltou que o Governo da Bahia distribuirá 798 mil exemplares para compor os cantinhos de leituras, em 21 mil salas de aula das escolas públicas.

>> Faça o download dos livros da Coleção Pacto de Leituras
 
Além do lançamento dos livros, as secretarias estaduais da Educação e da Cultura vão lançar, neste mesmo momento, o segundo edital para seleção de mais 21 obras de literatura infantil de autores baianos. O secretário Osvaldo Barreto explica que estes livros também serão distribuídos para as escolas públicas, principalmente, “para contribuir com a meta do programa Educar para Transformar, em parceria com os municípios, de alfabetizar as crianças até os oito anos de idade”.  

O Espaço Educar para Transformar, na Flica, também vai agregar uma série de atividades, como saraus, oficinas, encontros literários, canto coral e mostras dos projetos estruturantes de arte e cultura desenvolvidos por estudantes das escolas estaduais, dentre os quais, está a exposição da Educação Patrimonial e Artística (EPA) e o Sarau literomusical. Outra atração será o lançamento do Concurso Festa Literária na rede estadual de ensino, em comemoração aos 169 anos do poeta Castro Alves.

Nesta edição, o Governo do Estado ampliou sua atuação na Flica, com a participação articulada de diferentes secretarias e órgãos para o desenvolvimento de atividades relacionadas às áreas de educação, cultura e turismo. A maior parte da programação vai acontecer no Espaço Educar para Transformar, localizado em frente à Câmara Municipal de Cachoeira. Lá, o público poderá conferir lançamento de livros, exposições, contação de histórias e saraus, entre outros eventos. O governo também é um dos responsáveis pela viabilização da festa, através do programa de incentivos fiscais Fazcultura, uma parceria das secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda. O evento conta, ainda, com patrocínio da Coelba e da Oi e apoio cultural da Oi Futuro, da Prefeitura Municipal de Cachoeira, do Sebrae e da Odebrecht.