Governo de Goiás constrói Colégio Padrão Século XXI em Novo Gama com investimento de R$6 milhões

Goiás

13.02.2023

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está investindo um valor de R$6 milhões para a construção da nova sede do Colégio Estadual Caic Novo Gama, no município de Novo Gama. 

A Ordem de Serviço para dar início às obras do Colégio Padrão Século XXI do município foi assinada pela secretária de Educação, professora Fátima Gavioli, pelo prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, pelas autoridades locais e comunidade escolar, durante a cerimônia ocorrida na quinta-feira (09/02), na própria unidade escolar. 

O novo colégio contemplará sala dos professores; 12 salas de aula; laboratórios de informática e ciências; biblioteca; auditório; sanitários; cozinha; sala de administração completa; pátio; quadra poliesportiva coberta; vestiário; equipamentos de prevenção e combate ao incêndio e acessibilidade. 

O Caic Novo Gama funciona em período regular e, atualmente, atende 575 estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental até a 3° série do Ensino Médio, nos turnos matutino e vespertino. Com a construção da nova sede, a tendência é aumentar a quantidade de alunos. 

Realização de um sonho 

Para a gestora da unidade escolar, Jeanne Nascimento, a construção do novo espaço é a realização de um sonho para todos, pois “Há muito tempo os estudantes e professores sofrem com a falta de estrutura adequada.”  

De acordo com Jeanne, o colégio está recebendo muitos recursos, como equipamentos para laboratórios, materiais de estudos, chromebook’s, e itens esportivos, porém, o antigo espaço não favorecia a utilização.  

Não é apenas a gestão escolar que está feliz com a obra, os estudantes também estão bastante animados, como é o caso da aluna do 9° ano do Ensino Fundamental, Bianca Ferreira. 

A jovem conta que esse é um investimento importante para a comunidade, “Nossa escola é pequena, mas com um espaço maior, a possibilidade de mais jovens estudarem aqui aumenta. Já estamos notando muitas melhorias na escola” destacou Bianca. 

Visita a unidade escolar 

 

Em 2021, a secretária Fátima Gavioli visitou a unidade escolar e, entendeu a necessidade da construção da nova sede. De acordo com ela, o Governo de Goiás juntamente com a equipe da Seduc, estão apoiando a comunidade escolar. 

“Essa obra é um marco para a comunidade de Novo Gama e, este, será mais um investimento do governo estadual para o município. A unidade está recebendo um grande investimento para conseguir adequar os novos equipamentos”, afirma a secretária de Educação.  

Para a coordenadora regional de Novo Gama, Carla Moreno, a proposta é a construção da escola Padrão Século XXI no local onde está o Caic Novo Gama. Ela explica que para continuar com as aulas normalmente, a nova sede vai ser construída ao lado direito e, a estrutura antiga será isolada até a nova ficar pronta. “Todos tínhamos ciência da necessidade de ter um novo espaço, foram muitas lutas para atingir essa conquista. Só agora, com essa nova gestão, nós conseguimos”, ressalta.