Governo de Goiás entrega 1.698 chromebooks para alunos de 21 unidades escolares da Regional de Jataí

Governo de Goiás

31.08.2021

Alunos de 21 escolas da Regional de Jataí começam a receber, a partir desta sexta-feira (27/08), os chromebooks que foram adquiridos pelo Governo de Goiás para serem distribuídos aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual.

A entrega foi feita pela secretária Fátima Gavioli, de forma simbólica, aos alunos Geovana Alves Rosa e Gustavo de Moraes, durante evento realizado no Parque Agropecuário da cidade, dentro das comemorações dos 70 anos da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), da qual a secretária era uma das convidadas, representando o governador Ronaldo Caiado.

Na Regional de Jataí serão beneficiados com os equipamentos 1.698 estudantes de nove municípios. “Somente na nossa cidade serão 1.155 alunos”, destacou a coordenadora regional de Educação do município, Regina Efigênia Rodrigues.

Ao todo, o Governo de Goiás investiu R$ 144.800.000,00 na aquisição de 60 mil chromebooks.

Durante a cerimônia, a secretária de Educação falou sobre a criação da Agroescola em Bela Vista de Goiás, um projeto que está sendo elaborado em parceria com a prefeitura do município. Segundo ela, a proposta é garantir o acesso dos jovens do meio rural a cursos técnicos profissionalizantes de alto nível, com o apoio de uma grande indústria de laticínio na região. A escola deverá ser inaugurada até o final de 2022.  

Fátima Gavioli destacou também que de 2019 até agora, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 1 bilhão na educação pública estadual, fora os recursos que são destinados à folha de pagamento. “Depois de um ano e meio de pandemia, as crianças e jovens que estudam na rede pública estadual estão chegando às nossas escolas e encontrando ambientes mais bonitos, limpos, acolhedores e seguros”, acrescentou.

Conclusão de obras

A secretária lembrou ainda os investimentos que estão sendo feitos para concluir as muitas obras que a atual gestão encontrou inacabadas na área da educação. “Nós temos escolas que estão há mais de 14 anos paralisadas e o compromisso do governador é entregar essas escolas para a comunidade”, frisou.

Um dos exemplos, segundo ela, é o Colégio Estadual Dom Abel, em Jataí. De acordo com Fátima Gavioli, existe a previsão de realizar a licitação no mês de setembro e a assinatura da ordem de serviço até o mês de outubro. A unidade escolar deverá ser concluída até o final de maio de 2022.

Por fim, a secretária pediu o compromisso dos pais e/ou responsáveis para que se dirijam às instituições de ensino onde seus filhos estudam para receber os uniformes, os pares de tênis e o kit de material escolar que estão sendo entregues pelo governo estadual. “Se vocês querem um futuro melhor para seus filhos, acompanhem de perto a vida escolar deles, pois só a educação é capaz de mudar e transformar sua realidade”.

Prestigiando o evento, o secretário estadual de Agricultura, Tiago Freitas de Mendonça, fez questão de ressaltar que o Governo de Goiás tem dado todas as condições para que aprendam de forma significativa e avancem em seus estudos. Para ele, o governador Ronaldo Caiado tem olhado não só pela educação, mas também para todos os outros setores essenciais para o desenvolvimento do Estado.

Presenças

A cerimônia de entrega dos chromebooks contou com as presenças do deputado federal José Mário Schreiner; vice-prefeito de Jataí, Geneilton Filho de Assis, representando o prefeito Humberto Machado; presidente da Câmara Municipal da cidade, Marina Silveira; presidente da Goinfra, Pedro Sales; e das coordenadoras regionais de Educação de Jataí, Regina Efigênia Rodrigues, e de Mineiros, Tamara Trentin.