Governo de Goiás entrega computadores a alunos da 3ª série do Ensino Médio

Ensino Médio

12.08.2021

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou nesta quarta-feira (11/8), Dia do Estudante, a distribuição de computadores do tipo Chromebook para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino.

O evento de entrega foi realizado no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Nader Alves dos Santos, em Aparecida de Goiânia, com a presença do governador Ronaldo Caiado.

“Um chromebook que ao virar assim vira um tablet”, demonstrou o governador, dobrando o aparelho. “Que facilita vocês terem acesso a tudo que vocês precisarem para colocar o conhecimento em dia em qualquer uma das matérias”, afirmou Ronaldo Caiado no evento.

Na solenidade, foram entregues os primeiros 400 computadores para estudantes da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Aparecida de Goiânia. Ao todo, serão distribuídos 60 mil Chromebooks que vão ser entregues para todos os alunos da 3 série do Ensino Médio das escolas estaduais.

Com investimentos de R$ 144 milhões, o objetivo é dar condições de conectividade aos estudantes que finalizam o Ensino Médio neste ano e se preparam para o Enem.

A priorização da 3ª série se justifica pelo fato de que esses alunos estão entre os mais afetados pela pandemia de coronavírus e pela suspensão das aulas presenciais, nos últimos dois anos letivos.

Por meio da assinatura de um termo de cessão de uso, os alunos poderão levar os Chromebooks para casa e utilizá-los para estudar e participar das aulas remotas. Ao final do ano letivo, os estudantes vão devolver os computadores para atender outros alunos no próximo ano.

“Antes de eu ter o chromebook, eu só usava o celular, mas ele era limitado”, explicou o estudante Bruno Lopes, do Colégio Estadual Severina Maria de Jesus. Segundo ele, o aparelho vai ajudá-lo a fazer pesquisas e estudar para o Enem, com o objetivo de ingressar no Ensino Superior, em 2022, no curso de Ciência da Computação.

Presentes no evento

Participaram do evento, além do governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Lincoln Tejota; a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli; o secretário municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, Divino Gustavo; os deputados federais Zacarias Calil e Glaustin da Fokus; o deputado estadual Amilton Filho; o secretário de Estado de Comunicação, Tony Carlo e a vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves.

Também compareceram as coordenadoras regionais de Educação Nubia Faria, Karen Proto e Silvana Nascimento; o presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza; os vereadores Marcelo da Saúde e Léo José; os representantes da empresa TryEdu, Higor Abreu e Thiago Viana, e outras autoridades.