Governo de Goiás inaugura colégio estadual militar em Cristalina

Goiás

25.01.2023

Em Cristalina, o Governo de Goiás realizou nesta segunda-feira (23/11), um antigo sonho da população, com a inauguração de mais uma unidade do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás no município.

O CEPMG Olga Aguiar Mohn funcionará nos três turnos e inicia o ano letivo com cerca de 1.200 alunos matriculados em turmas do Ensino Fundamental II e Médio. A instituição de ensino é o segundo colégio militar inaugurado pelo governo estadual em 2023. O primeiro foi em Mineiros, no dia 18 de janeiro. Outras oito unidades serão implantadas ao longo desse ano.

Durante a cerimônia de inauguração, os alunos receberam conjuntos de uniformes, compostos por duas camisas; duas calças; duas saias (opcional para as meninas); um par de tênis; um par de sapato social (masculino e feminino); dois pares de meias esportivas; um bibico e um cinto.

Eles também receberam os uniformes de Educação Física, que inclui uma bermuda de malha, uma camiseta sem mangas e um short/saia (opcional para as meninas).

Material escolar

Ainda foram entregues os kits de material escolar, que reúne cadernos universitários; calculadora de bolso; canetas esferográficas preta, azul e vermelha; cola branca; esquadros; régua; transferidor; lápis de cor e lápis grafite; apontadores e borrachas escolares.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3° série do Ensino Médio também receberam chromebooks e cerca de 930 estudantes do Ensino Médio serão beneficiados pelo programa Bolsa Estudo, que concede uma ajuda de custo mensal no valor de R$112,92.

No evento, o superintendente de Segurança Escolar e de  Colégios Militares, coronel Mauro Vilela,  representando a secretária Fátima Gavioli na cerimônia, destacou o compromisso do Governo de Goiás com a área educacional.

"O governador Ronaldo Caiado, desde os primeiros dias de seu primeiro mandato, tem feito todos os esforços para melhorar a educação no Estado. Reformou e equipou as escolas, tem valorizado os nossos profissionais e tem incentivado de todas as formas os nossos estudantes", acrescentou.

Formação de excelência

O prefeito de Cristalina, Daniel Sabino, agradeceu a implantação do CEPMG no município e ressaltou a importância da nova instituição de ensino. "Esse colégio militar chega para atender a demanda de uma parcela da nossa população que sempre sonhou com a possibilidade de ter seus filhos estudando aqui, uma escola com formação de excelência".

O assessor especial da Governadoria, Carlos Diogo Velasco, que representou o governador Ronaldo Caiado na solenidade de inauguração do CEPMG, ressaltou que a educação é a prioridade número um do governo estadual. "Nosso governador sabe que somente uma educação de boa qualidade é capaz de transformar a vida das famílias e romper definitivamente o ciclo da pobreza".

Uniformes para CEPMGs

Desde janeiro de 2020, o Governo de Goiás tem distribuído uniformes para os alunos das escolas regulares da rede pública estadual. A partir deste ano também passaram a ser contemplados os estudantes dos 66 CEPMGs em funcionamento.

Já a entrega dos kits de material escolar foi iniciada em fevereiro de 2021, sendo que a quantidade de itens em cada kit é determinada com base na etapa de ensino a ser atendida.