Governo de Goiás investe na reforma de carteiras escolares

investimento

02.09.2021

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia, nesta semana, a reforma de 52 mil carteiras escolares, do tipo conjunto-aluno, da rede pública estadual de ensino. Com investimentos de R$ 5,9 milhões, serão beneficiadas 715 escolas estaduais, de 220 municípios goianos. As escolas selecionadas foram indicadas pelas coordenações regionais de Educação (CREs), conforme a necessidade das unidades.

Uma das escolas a serem atendidas, o Colégio Estadual Águas Lindas, terá a reforma de 200 carteiras escolares. A gestora, Maria de Fátima Pereira de Macedo, conta que foram empilhadas no estacionamento várias carteiras velhas. “As carteiras estragadas foram retiradas da sala e empilhadas no estacionamento debaixo de uma lona. Deixamos as melhores na sala, cerca de 20 carteiras, porque dividimos as turmas em duas no revezamento”, afirmou.

Com a restauração das carteiras, os conjuntos-aluno vão retornar para as salas e atender adequadamente todos os estudantes, quando as aulas presenciais retornarem com 100% da capacidade. “Que bom que vão reformar! Fico muito feliz”, comentou a gestora ao receber a notícia.

A diretora do Colégio Estadual Menino Jesus, de Goiânia, Raquel Longuinho, também elogiou a iniciativa da Seduc. “Esta ação é excelente. Os estudantes estão tendo a oportunidade de encontrar o colégio reformado, com móveis novos ou bem conservados. Isso os motiva a continuar indo ao colégio, em um ambiente agradável e bonito de se conviver”, comemorou.

Reforma de carteiras: economia e sustentabilidade 

A decisão de reformar as carteiras, em vez de comprar novas, é justificada pela necessidade de reaproveitar o bem público e economizar recursos. “É uma prática econômica e ambientalmente sustentável”, afirmou o assessor da Gerência de Patrimônio da Seduc, Manoel Eloy. De acordo com ele, como as carteiras são compostas por madeira e estruturas metálicas, é possível aumentar a durabilidade do móvel com a substituição dos tampos de mesa e a restauração das estruturas de aço.