Governo de Goiás investe R$6,6 milhões em aquisição de materiais esportivos para escolas estaduais

Goiás

03.02.2022

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está adquirindo materiais escolares esportivos para as escolas da rede estadual. Os kits, que incluem bolas, equipamentos e itens para uso em esportes e jogos, visam possibilitar a adequação das aulas de Educação Física ao previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular para Goiás (DC-GO).

Ao todo, R$ 6.628.170,72 foram investidos na aquisição dos materiais, que já estão sendo distribuídos em todo o Estado. Cada escola receberá um kit de acordo com a quantidade de alunos matriculados, variando entre 57 itens para unidades de pequeno porte a 179 itens para as de grande porte.

“Quadra coberta, condições dignas na escola e bons professores: assim se cria uma juventude saudável e responsável”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, durante entrega de kits de material esportivo. “Nós estamos dando para vocês condições para que acreditem na educação. Este é um governo transparente. Todo centavo arrecadado é investido em melhorias na qualidade de vida dos cidadãos”, completou.  

Entre os itens adquiridos, estão: bolas de handebol, futsal, futebol de campo, voleibol e basquete; redes para voleibol; jogos de xadrez e de dama; bambolê; maleta para futebol de botão; bola e suporte para a mesa para tênis de mesa; cronômetro digital e peteca para badminton. Os equipamentos contemplam as seis unidades temáticas previstas na BNCC, sendo elas, esportes, danças, práticas corporais de aventura, lutas, brincadeiras e jogos.  

O gerente de desporto da Seduc, Marco Antônio Maia, explicou que a ação começou com o objetivo de atender as demandas das escolas de tempo integral em Goiás e foi adaptada de modo a possibilitar o atendimento de todas as instituições da rede estadual.

“Hoje, estamos adquirindo equipamentos esportivos para atender todas as unidades temáticas do componente curricular de Educação Física, de forma que o professor possa, realmente, desenvolver seu trabalho junto com sua clientela, que são os alunos”, ressaltou Maia.

Ação Inédita 

“Receber esse material foi coisa inédita na escola. Sou diretor há quatro anos e professor há 22 e nunca tivemos isso na rede estadual”, comemorou Deiler Martins Leite, diretor do Colégio Estadual Olga Aguiar Mohn, no município de Cristalina.

A unidade foi uma das primeiras a receber os kits de materiais esportivos, no município. O gestor do colégio conta que a chegada dos 74 itens coincidiu com as obras de cobertura da quadra de esportes, o que deixou os 1.023 alunos ainda mais empolgados com a novidade.

“Esse material trará grande contribuição, principalmente, agora, que estamos em fase de cobertura da quadra de esportes. Sempre tivemos que buscar alternativas para angariar material esportivo, agora não temos mais essa necessidade”, relembrou Deiler.

Marco Maia explicou que o retorno das escolas acerca do uso dos materiais será uma etapa importante no processo de aquisição, porque a Seduc poderá avaliar quais itens foram utilizados e quais precisam ser incluídos. Além desse, outros processos licitatórios para compra dos equipamentos esportivos devem ser realizados até o fim do ano.

Outras unidades que começaram a receber os itens, foram as escolas estaduais do município de Córrego do Ouro, jurisdicionadas à Coordenação Regional de Educação (CRE) de São Luís de Montes Belos. De acordo com a coordenadora regional Mariluce Elias, os gestores das 19 escolas da região estão ansiosos para a chegada dos materiais.

“Os materiais foram recebidos aqui na CRE com grande felicidade e gratidão. Gratidão em ver um governador que se preocupa com o esporte na escola e em poder proporcionar aos alunos uma vivência única e histórica”, afirmou a coordenadora.

A previsão é de que até junho todas as escolas da rede estadual recebam os materiais esportivos.

Fotos: Seduc