Governo de Goiás lança mais uma edição do Proerd em escolas estaduais

GO

01.10.2021

O Governo de Goiás iniciou nesta semana mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas públicas estaduais de Goiás. O lançamento do Proerd para 2021 foi realizado, nesta segunda-feira (4/10), no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Ayrton Senna, em Goiânia, com a presença da primeira-dama Gracinha Caiado e da secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli.

O Proerd, fundado em 1998, é conduzido por policiais militares voluntários em 10 encontros semanais com estudantes de 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. As aulas abordam temas como juventude, pressões sociais, violência e más companhias, com foco na prevenção ao uso de drogas e álcool. Neste ano, o programa será realizado entre outubro e dezembro em 60 escolas públicas estaduais, sejam elas CEPMGs ou não.
 
No evento de lançamento, a primeira-dama de Goiás alertou os adolescentes sobre o perigo das drogas: “Quem mexe com droga, infelizmente só tem dois destinos no futuro. Ou vai ser preso, ou o pior, muitas vezes pode chegar a óbito. Então vocês precisam cuidar para que isso nunca aconteça. O legal nem sempre é o melhor para a vida de vocês”, aconselhou Gracinha Caiado.

Parceria entre Seduc e PM 

Pela primeira vez, o Proerd é subsidiado por um termo de cooperação-técnica entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Polícia Militar do Estado de Goiás. Por meio desta parceria, a Seduc confeccionou 40 mil cartilhas do Proerd e irá financiar outros custos do programa.
 
“A Secretaria da Educação trabalha de mão dadas [com o Comando de Ensino da Polícia Militar]. Se é bom para Goiás, faremos. E faremos não só a cartilha, mas também todos os outros atos necessários para que o Proerd nos ajude a colocar essas crianças na sociedade como homens e mulheres de bem”, afirmou a secretária Fátima Gavioli.