Governo de Goiás, por meio da Seduc, promove encontro com Coordenadores Regionais, Assessores Pedagógicos e Assessores Financeiros

encontro

26.07.2021

A proposta do encontro é aproximar as superintendências das equipes das Coordenações Regionais, esclarecendo dúvidas e repassando orientações nas áreas administrativa e pedagógica. O evento está sendo realizado no Hotel Vila Boa e conta com a presença da secretária Fátima Gavioli e dos superintendentes da Seduc.

Na abertura, Fátima Gavioli ressaltou a importância da reunião para a troca de ideias e de informações. “Hoje não se faz nada sem informação. E essa aproximação que vemos aqui é fundamental entre as Regionais, pois a conversa entre os pares possibilita a interação e nos permite conhecer também o que tem dado certo nas 40 Regionais”, afirmou ela.

A Cidade de Goiás sedia nesta sexta e sábado (23 e 24/07), o 2º Encontro de Formação de Coordenadores Regionais, Assessores Pedagógicos e Assessores Financeiros da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Logo após a fala da secretária, o advogado Oberdan Humberto Rodrigues Valle, chefe da Procuradoria Setorial da Seduc Goiás, abordou o tema qualidade dos gastos e responsabilidade na gestão pública. “Tenham muito cuidado na gestão dos recursos públicos e em suas prestações de contas”, alertou ele.

Segundo Oberdan, o primeiro nível de responsabilidade é com os recursos financeiros; o segundo com o patrimônio e o terceiro, com a gestão de pessoal. O chefe da Procuradoria Setorial fez questão de destacar também os investimentos do Governo de Goiás de distribuir uniformes, tênis e kits de material escolar para todos os estudantes da rede.

Para ele, a iniciativa tem uma relevância social muito grande ao garantir que todos possam ter acesso à educação em condições de igualdade. Oberdan afirmou ainda que os uniformes e tênis são importantes para diminuir os casos de bullying dentro das instituições de ensino, já que todos estão vestidos da mesma forma.

Jogos Estudantis

O superintendente de Desporto Educacional e Arte Educação (SDEAE), Italo Aguiar, passou detalhes sobre a organização dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás (Jeeg’s) 2021. De acordo com ele, nos dias 9 e 11 de agosto, será realizada em Goiânia uma reunião de planejamento entre todos os articuladores de Desporto Educacional e Arte-Educação da rede estadual. “Os articuladores são peças fundamentais para o sucesso dos Jogos”, frisou ele.

Neste ano, o período de inscrições para os Jogos será no período de 16 de agosto a 3 de setembro. A fase Intermunicipal, nas modalidades individuais e coletivas, será realizada de 17 a 26 de setembro. A etapa Regional acontecerá em cinco pólos Regionais: Goiânia, Rio Verde, Morrinhos/Caldas Novas, Formosa e Rubiataba. A fase Estadual será disputada em Goiânia entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro.

Festival de Arte-Educação

Italo Aguiar anunciou também uma novidade, que é o lançamento da primeira edição do Festival Arte-Educativo de Goiás (Faego), que inclui as modalidades de Banda de Percussão, Banda Marcial, Banda Musical e Fanfarra. As inscrições poderão ser feitas entre 15 e 27 de setembro e inclui três fases: Intermunicipal, Regional e Estadual.

“Esse festival já acontece em vários outros Estados e é muito importante no sentido de promover a inclusão e reduzir a evasão escolar”, acrescentou o superintendente. Para a secretária Fátima Gavioli, a iniciativa é uma ferramenta que os gestores educacionais terão em mãos para resgatar os alunos desmotivados ou querendo deixar os estudos.

Educação Infantil e Fundamental

Gisele Pereira Faria Campos, superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, abordou as ações que estão sendo adotadas para melhorar os descritores críticos do 2º, 5º e 9º anos. Ela comentou também sobre o projeto Roda de Conversa, que promoverá a interação de alunos de todo o Estado por meio de lives. “Cada Regional indicará quatro estudantes de quatro unidades escolares para participarem desses encontros virtuais”, explicou ela.

A professora Osvany Gundim, superintendente de Ensino Médio, falou sobre o acolhimento dos alunos no retorno das aulas presenciais, a continuidade do ensino híbrido, percursos formativos do 3º bimestre, uso de materiais complementares, Protagonismo Juvenil, programa GoiasTec, Educação Profissional, Novo Ensino Médio, entre outros assuntos.

Encerrando a primeira parte do encontro, a professora Rita de Cássia Ferreira, superintendente do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais de Educação, entregou um questionário aos presentes com foco na atuação do CEPFor. Ela também explicou como são pensadas e elaboradas as ações do departamento, que é responsável pela capacitação de todos os profissionais da rede pública estadual.

União pela melhoria da educação

Elizabeth Lemes de Souza Martins, assessora pedagógica da Coordenação Regional de Educação de Aparecida de Goiânia, avaliou a formação como sendo essencial para fortalecer o trabalho em conjunto das CREs. Segundo ela, o encontro serviu para trazer clareza para conduzir, com mais segurança, o retorno às aulas presenciais.

Para Elizabeth, nesse momento em que a educação enfrentou tantos desafios com a pandemia, o encontro também foi fundamental para perceber a importância da união de forças. “Foi muito bom porque pudemos perceber que as dificuldades da Regional de Aparecida são muito parecidas com os desafios das outras Regionais, independente da quantidade de unidades escolares que elas são responsáveis. Tudo isso veio fechar com a fala do governador de que as CREs têm todo o respaldo do governo estadual e isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade”.