Governo de Minas Gerais anuncia o Trilhas de Futuro – Educadores

Minas Gerais

28.04.2022

Quando um governo investe na qualificação de seus profissionais, está investindo também na qualidade do atendimento ofertado à comunidade. É pensando nisso que na data em que se comemora o Dia Mundial da Educação (28/4), o Governo de Minas anuncia o “Trilhas de Futuro – Educadores”.

A iniciativa tem por objetivo atender às demandas relacionadas à formação continuada, capacitação e aperfeiçoamento profissional do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e representa a maior ação de oferta de pós-graduação aos servidores do estado já realizada.

“Está é a maior iniciativa de formação continuada realizada em Minas e no Brasil. Contará com investimento de mais de R$ 240 milhões do Estado. Serão diversas opções de cursos na modalidade EAD. Para os profissionais, essa é uma possibilidade de avanço na carreira, mas que também resultará na melhoria da qualidade do ensino ofertada aos estudantes mineiros”, destacou o governador Romeu Zema.

No Trilhas de Futuro – Educadores serão ofertados cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado), por instituições de ensino superior, públicas ou privadas, previamente credenciadas. A SEE/MG realizou o credenciamentos das instituições interessadas no início deste ano.

Serão ofertadas mais de 42 mil vagas em cursos que dialogam com a prática dos profissionais da educação, como ensino da matemática, Libras, coordenação pedagógica, educação integral, gestão pública, alfabetização e letramento, artes, dentre outros.

O principal objetivo da iniciativa é capacitar os profissionais da Educação, por meio da oferta da formação continuada, visando também a melhoria dos serviços prestados aos estudantes das escolas estaduais. Além disso, possibilita o desenvolvimento profissional dos servidores da Educação, que podem avançar em suas carreiras (por meio das promoções previstas na legislação vigente), e também a aproximação da educação básica com as instituições de ensino superior do estado.

“O Trilhas de Futuro - Educadores se destaca pela diversidade na oferta de cursos, com grande abrangência de conteúdos. A SEE/MG fez um levantamento cuidadoso das necessidades de formação dos profissionais das mais variadas carreiras e terá oferta de cursos em todas as regiões do estado”, explica a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna.

As vagas para os cursos ofertados por meio da iniciativa serão custeadas pela SEE/MG, sendo gratuita a participação dos profissionais selecionado para as formações. Poderão participar servidores da SEE/MG com graduação em licenciatura, bacharelado ou superior tecnológico, ocupantes de cargo efetivo e estável das carreiras de Professor de Educação Básica (PEB); Especialista em Educação Básica (EEB); Analista Educacional (ANE) / Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANEI); Analista de Educação Básica (AEB); Técnico da Educação (TDE); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Assistente de Educação (ASE). Também é necessário estar em exercício na Unidade Central, Superintendências Regionais de Ensino ou unidade escolar da SEE/MG.

Os profissionais que participarem do Trilhas de Futuro - Educadores deverão se comprometer em continuar prestando serviço na SEE/MG durante um período mínimo de três anos. Além disso, está previsto o ressarcimento ao Estado do valor correspondente ao financiamento do curso, nos casos de desistência ou evasão, após início do curso; desempenho insatisfatório ou reprovação; exoneração do cargo efetivo da SEE/MG, durante o período do curso ou após o seu término, sem cumprir a contraprestação.

Cronograma
Os profissionais que desejam participar da iniciativa devem ficar atentos ao período de inscrição. O cadastro para os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) deverá ser feito no período de 4 a 13 de maio, exclusivamente pela internet. A previsão é que as aulas tenham início no dia 30 de junho.

O cronograma para os cursos de mestrado e doutorado dependerá do cronograma/edital das Instituições de Ensino Superior - IES ofertantes. Nesses casos, além dos critérios do programa, o candidato terá que passar pelo processo seletivo da instituição.

Dia Mundial da Educação
O Dia Mundial da Educação é comemorado nesta quinta-feira (28/4). A data é dedicada ao incentivo e conscientização sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade.

A data foi instituída por líderes de 164 países – incluindo o Brasil – e simboliza o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. O Dia Mundial da Educação foi estabelecido na cidade de Dakar, no Senegal, durante o Fórum Mundial de Educação, realizado no ano 2000.