Governo de Minas Gerais publica cronograma e critérios de inscrições para a 4ª edição do Trilhas de Futuro

Minas Gerais

02.10.2023

O maior programa de formação profissional de jovens estudantes já desenvolvido pelo Governo de Minas, o Trilhas de Futuro, divulgou o cronograma para a 4ª edição, no Diário Oficial de Minas Gerais desta sexta-feira (29/9). A Resolução SEE nº 4.915, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), traz todas as informações para quem deseja uma oportunidade de formação para o mercado de trabalho, de forma gratuita. O período para as inscrições da nova edição está previsto para começar em 9 novembro, já o início das aulas está previsto para março de 2024. O candidato precisa estar atento, pois houve mudanças nos critérios de distribuição das vagas, o documento pode ser acessado neste link

O programa Trilhas de Futuro oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas ou privadas em diversas regiões do Estado. O objetivo é capacitar os jovens para alcançarem novas oportunidades no mercado de trabalho. O público alvo são alunos oriundos do ensino médio da rede estadual de ensino, e as vagas residuais seguem para demais estudantes da rede municipal, privada e demais interessados. Além do curso técnico gratuito, o estudante recebe uma ajuda de custo para alimentação e transporte de R$20 por dia. 

Os cursos técnicos escolhidos para fazer parte do programa Trilhas de Futuro são fruto da escuta ativa, junto do setor produtivo e as empresas distribuídas no estado. É feito um mapeamento do setor, visando entregar às áreas específicas, mão de obra qualificada, atendendo a necessidade do setor produtivo. Atualmente, o programa disponibiliza, em mais de 130 municípios do estado, 82 cursos profissionalizantes. 

Mudanças nos critérios de distribuição de vagas

A grande novidade desta edição é que os estudantes do primeiro ano do ensino médio poderão se inscrever, contanto que apresentem até o início das aulas em 2024, o comprovante de matrícula no 2º ano do ensino médio. O período de comprovação de matrícula do ensino médio para os inscritos que estavam no 1° ano em 2023 vai de 18 de dezembro a 1° de março de 2024. 

Houve uma outra mudança no critério de distribuição das vagas: estudantes que já foram matriculados e concluíram o Trilhas de Futuro em edições anteriores ou desistentes (se matricularam e desistiram) do Trilhas de Futuro 2ª e 3ª edição, não poderão se inscrever nesta edição.

Últimos dias para credenciamento das instituições

Ainda está aberto o período para as instituições de ensino formalizarem a solicitação de  credenciamento para ofertar cursos técnicos no programa Trilhas de Futuro. As instituições têm até a próxima terça-feira, dia 3 de outubro para formalizar a solicitação de  credenciamento via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O edital pode ser acessado neste link

O manual de credenciamento com todas as informações sobre as etapas e documentação necessárias está disponível nesta página

As instituições interessadas deverão apresentar a solicitação de credenciamento e a proposta de cursos acompanhada da documentação prevista no edital, exclusivamente em meio eletrônico e através de peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conforme orientações disponibilizadas no site da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag/MG).