Governo de Minas publica mais 1.324 concessões do Adveb para os servidores da rede

Minas Gerais

19.12.2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou, nesta terça-feira (19/12), mais 1.324 novas concessões do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb). Os nomes dos servidores contemplados com o benefício estão disponíveis para consulta no portal do Diário Oficial do Estado, e na página da SEE/MG, neste link.   

Com esta publicação, a SEE/MG fechará  o ano com 60.589 concessões do pagamento do  Adveb, benefício de valorização da carreira dos servidores efetivos da Educação. A iniciativa  reforça o compromisso do Estado com a valorização da carreira dos profissionais da educação estadual. 

Confira os atos do Adveb nestes links: ATO Nº 2594 e ATO Nº 2595

Sobre o Adveb

O Adveb é atribuído mensalmente e corresponde a 5% do vencimento básico do valor recebido pelo servidor efetivo, a cada cinco anos de efetivo exercício. Ele é resultado da negociação da SEE/MG com as Secretarias de Estado de Fazenda (SEF/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag/MG).

O pagamento do Adveb, aprovado pelo Comitê de Orçamento e Finanças (Cofin), foi retomado pelo Governo de Minas, em 2019, cumprindo mais uma das metas deste governo. 

Plano de carreira

O Plano de Carreira dos Profissionais de Educação Básica foi estabelecido pela Lei n° 15.293/2004. A diretriz define a evolução nas carreiras dos servidores efetivos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio de progressões e promoções.

Para que a evolução na carreira ocorra, os dados do servidor no Sistema de Administração de Pessoal (Sisap) devem estar sempre atualizados. Essa atualização cabe às Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Valorização 

Além do Adveb, o Governo de Minas vem realizando uma série de ações de valorização da carreira dos servidores da Educação, entre eles, o reajuste de 12,84% que contemplou 389.360 servidores da Educação Básica;  e ainda, cerca de 260 mil atos de concessões de progressão e promoção da carreira dos servidores da educação foram publicados.