Governo de Minas realiza quarto teste de redação para o Enem 2025

Minas Gerais

18.09.2025

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), realiza, nesta quarta-feira (17/9), a quarta aplicação da Redação Enem MG de 2025. Nesta edição, a proposta abordou a importância da participação estudantil nas avaliações externas, com textos motivadores sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 

“A quarta redação tem a perspectiva de avaliar a escrita, a argumentação e também serve como um processo de engajamento para o Saeb. Todos os textos motivadores presentes na redação versam sobre o Saeb e toda a rede pública está envolvida com a avaliação da Educação Básica”, afirma o coordenador de ações de Aprendizagem de Ensino Médio da SEE/MG, Alexandre Marini.

Para auxiliar professores e estudantes, as redações serão avaliadas em conjunto com a Plataforma Enem MG. Os avanços já alcançados em 2024 se devem sobretudo, ao trabalho integrado entre professores e estudantes em sala de aula. Em 2025, a iniciativa mantém essa trajetória, reforçando a preparação para o Enem e, ao mesmo tempo, fortalecendo a mobilização da rede para elevar o desempenho nas avaliações do Saeb.

Novidade na Redação Enem-MG

Para o quarto teste da Redação Enem-MG, os estudantes da 1ª ano do ensino médio e do 1º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) produziram textos dissertativo-argumentativos, nos moldes exigidos pelo Enem, no lugar das cartas argumentativas redigidas nas edições anteriores.

A alteração de gênero se tornou possível pelo amadurecimento da escrita demonstrado nas aplicações anteriores, quando esses estudantes ainda trabalhavam com a carta argumentativa. Desta forma, toda a etapa do ensino médio passa a praticar o mesmo modelo de produção textual exigido pelo exame nacional.

“A redação Enem MG, sendo aplicada desde a primeira série do ensino médio, garante aos alunos um período de tempo maior para desenvolver as habilidades e competências necessárias para realizarem o Enem”, afirma a diretora Ana Márcia Greco de Sousa, da Escola Estadual Sagrada Família II, em Belo Horizonte. 

“É fundamental que os alunos tenham contato com o gênero dissertativo-argumentativo e observem a própria evolução com o passar do tempo, para que se sintam seguros e preparados para realizar a redação do Enem", completa.