Governo de Pernambuco entrega mais 81 ônibus escolares a municípios do Estado

Pernambuco

31.10.2023

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, entregou mais 81 ônibus escolares aos municípios e distritos indígenas do Estado, reforçando a frota de transporte escolar que beneficia os mais de 500 mil estudantes da Rede Estadual. A solenidade de entrega simbólica das chaves aconteceu no último dia 27, no Palácio do Campo das Princesas, Centro do Recife, e contou com a presença da governadora, Raquel Lyra, da secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, de autoridades políticas, de prefeitos e representantes dos municípios beneficiados. 

Este é o segundo repasse de ônibus escolares do ano. Em junho, 101 veículos foram entregues pelo Governo do Pernambuco a mais de 70 municípios e distritos indígenas de todas as regiões do Estado. 

Todos os ônibus são 4×4, equipados com ar-condicionado e possuem rampa de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade, garantindo a todos o acesso à escola. Os veículos estão devidamente emplacados e serão entregues com o tanque cheio para seguir viagem aos municípios beneficiados. 

A entrega de ônibus escolares integra o Programa Juntos Pela Educação, lançado no primeiro semestre por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), que garante um investimento de R$5,5 bilhões para a área entre os anos de 2023 a 2026. A entrega dos veículos contempla um dos seis eixos do programa, o de Regime de Colaboração com os Municípios, uma parceria do Governo do Estado com as prefeituras para garantir a melhoria da qualidade da educação básica. 

De acordo com Ivaneide Dantas, o Governo de Pernambuco está fazendo história na educação do Estado. “Só em transporte escolar, tivemos quatro ações neste primeiro ano. Tudo isso faz parte do Juntos pela Educação, que é o maior programa de investimento da história de Pernambuco. É o querer do governo e o poder também, porque temos recurso, temos planejamento e temos resultados”, destacou. 

Até 2026, serão entregues mil novos ônibus escolares para Pernambuco, garantindo maior eficiência e transparência na gestão deste tipo de transporte no Estado. A nova frota atende, principalmente, aos estudantes da Zona Rural. 

“O trabalho que eu acredito é naquilo que a gente faz na vida de cada um. Desde o início do ano, nós estamos desempenhando diversas ações voltadas para a área da educação. Com isso,  a gente vai seguindo em frente com nosso compromisso de permitir a mudança de Pernambuco pela educação desde cedo em colaboração com os municípios”, pontuou Raquel Lyra.