Governo de Pernambuco ultrapassa primeira meta de entrega de ônibus escolares

Pernambuco

15.08.2025

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), entregou na última semana mais 17 ônibus escolares para reforçar o transporte de estudantes em diferentes regiões do estado. Com essa remessa, a atual gestão ultrapassa a primeira meta do plano de renovação e ampliação da frota dos municípios. São 1.006 coletivos entregues, sendo 968 ônibus e 38 vans distribuídos desde julho de 2023.

Os novos ônibus são modernos, climatizados e acessíveis, com equipamentos que garantem segurança, conforto e inclusão para estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. O objetivo é assegurar um deslocamento diário digno, especialmente para os alunos das redes estadual e municipais que vivem em zonas mais afastadas dos centros urbanos.

As entregas fazem parte do programa Juntos pela Educação, que tem promovido ações estruturais em toda a rede estadual de ensino com um investimento de mais de R$ 5,5 bi, incluindo ampliação do acesso, melhoria da permanência escolar e valorização da educação pública.

A iniciativa reforça o compromisso do governo com a universalização do transporte escolar de qualidade. Até o final de 2026, a meta é entregar 2.120 veículos escolares, cobrindo todos os municípios e garantindo que nenhum estudante pernambucano fique sem acesso à escola por falta de transporte.

O secretário executivo de articulação municipal, Natanael Silva, destaca que, com o cumprimento dessa primeira etapa, o Governo de Pernambuco reafirma seu compromisso com o fortalecimento da educação e com a equidade no acesso às políticas públicas, especialmente nas regiões mais vulneráveis do estado.

“Tudo isso é a garantia do acesso, permanência e dignidade para os estudantes, especialmente aqueles que vivem em áreas de difícil acesso. Estamos promovendo a inclusão e fortalecendo o direito à educação. A meta é ainda mais ambiciosa, mas cada entrega é um passo na direção de uma educação pública mais justa e de qualidade em Pernambuco”, disse.