Governo de Roraima convoca mais 174 professores aprovados em concurso público

Roraima

01.02.2023

Nesta terça-feira, 31, o governador Antonio Denarium anunciou a convocação de mais 174 professores aprovados no concurso público específico e diferenciado para a Carreira do Magistério da Educação Indígena. Os docentes já vão atuar no ano letivo de 2023.

“Este foi o primeiro concurso específico e diferenciado para professor indígena do Brasil. Com esta segunda chamada, vamos reforçar o quadro efetivo de docentes da Seed [Secretaria de Educação e Desporto] levando um ensino de melhor qualidade para nossos alunos, além de proporcionar também estabilidade financeira para os profissionais”, disse o governador Denarium.]

O certame, realizado em março de 2022, ofertou mil vagas para professores indígenas. Até o momento, foram empossados 548 docentes e, caso todos os novos convocados tomarem posse dos cargos, serão 722 novos professores indígenas compondo o corpo docente da Secretaria de Educação.

“O Governo de Roraima cumpre o compromisso para a melhoria da educação do nosso Estado. Nos próximos dias, a Segad [Secretaria da Gestão Estratégica e Administração] vai publicar o cronograma com todas as etapas desta convocação com as datas para apresentação de documentos, realização de exames médicos e a data da posse”, explicou o secretário da Seed, Nonato Mesquita.

O CONCURSO

O concurso público específico e diferenciado para professores indígenas era uma demanda aguardada há 15 anos por docentes e lideranças indígenas. 

O Governo de Roraima ofertou mil vagas imediatas com cadastro de reserva para cargos de nível médio e superior com salários variando entre R$ 3.004,80 e R$ 3.782,94, e jornada de trabalho de 30 horas semanais.

A instituição que organizou o certame foi o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistência Nacional).

Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 2.002 professores indígenas, sendo 871 do quadro efetivo, 1.108 do quadro temporário e 23 da União. Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2021, a rede estadual possui 226 escolas indígenas e 17.279 estudantes matriculados.

Em busca de fortalecer a Educação Escolar Indígena, o Governo de Roraima instituiu na estrutura da Seed o Departamento de Educação Escolar Indígena. O setor foi criado para potencializar as atividades voltadas às escolas indígenas, considerando as especificidades existentes, entre elas, as práticas culturais e a língua materna de cada comunidade indígena.

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: ASCOM - SEED