Governo de Roraima entrega kits de merenda e material escolar para escolas de difícil acesso

Roraima

21.10.2021

Nesta semana o Governo de Roraima começa a entregar kits de merenda escolar, kits de material escolar e livros didáticos para estudantes das escolas localizadas em áreas de difícil acesso, nas quais só é possível chegar por via aérea.

Nesta quarta-feira, 20, foi realizado o carregamento das aeronaves modelo Cessna Caravan 210 e Cessna 206 e amanhã, 21, os aviões decolam, primeiramente, levando 197 kits de merenda e 197 kits de material escolar além de livros didáticos para todos os estudantes de oito escolas indígenas de Normandia e Pacaraima. Serão atendidas as comunidades Cutia, Travessão, Pedreira, São Miguel da Cachoeira, Nova Vitória, Santa Isabel, Cumanã e Ubarú.

"Depois de sete anos, as escolas de difícil acesso voltam a ser atendidas com produtos e materiais que integram o processo de ensino. Estamos trabalhando para garantir que os direitos educacionais sejam cumpridos e cheguem a todos os estudantes do Estado, independentemente da localidade", destacou o governador Antonio Denarium.

Na próxima semana será a vez das escolas indígenas do município de Uiramutã. Serão transportados 1.068 kits de gêneros alimentícios, 1.068 kits de material escolar e livros didáticos para estudantes das 22 escolas da região.

Entre as comunidades indígenas atendidas estão Manalai, Kumaipái, Aindê, Mudubim, Campo Formoso, Lago Verde, entre outras com acesso exclusivamente aéreo. Um nutricionista do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) acompanhará as entregas.

“A entrega de materiais para escolas indígenas em áreas de difícil acesso ocorre após a finalização do processo administrativo que contratou horas de vôo para atender a Seed. Um investimento de R$ 600 mil com recursos do Tesouro Estadual”, explicou Naicon Rodrigues, diretor do DAE.

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, falou sobre as singularidades da região para que de fato aconteça o processo de ensino aprendizagem.

“Temos muitas escolas indígenas na rede e parte delas localizadas em áreas de difícil acesso. Esta é uma das especificidades da educação na Região Norte e o governador Antonio Denarium tem um olhar diferenciado para educação escolar indígena, porque conhece as necessidades de atendimento”, finalizou a secretária.

Por Mágida Azulay Khatab