Governo de Roraima oferta 150 vagas para curso Indígena Tamî’Kan

Roraima

30.01.2023

O Magistério Indígena Tamî’kan está com vagas abertas para início em 2023. São ofertadas 150 vagas distribuídas em três turmas, além de cadastro reserva.  O curso é voltado aos professores que atuam nas comunidades indígenas que não possuem formação mínima para docência ou para outros candidatos que possuem Ensino Médio e que desejam a formação profissional em nível de Magistério.

As inscrições acontecem de 1º a 7 de fevereiro nos Centros Regionais Indígenas de cada comunidade ou no Ceforr (Centro Estadual de Formação de Roraima), localizado na Travessa Presidente Castelo Branco, bairro Calungá, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O Magistério Indígena Tamî’Kan é uma iniciativa do Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e executado pelo Ceforr. O Edital está publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) do dia 16 de janeiro.

“Os interessados podem recorrer a dois locais de inscrições ou o Ceforr ou o Centro Regional Indígena, em formato presencial, conforme for mais viável para cada pessoa. É inegável a importância dos magistérios indígenas por ser uma política de formação específica e diferenciada”, disse a diretora do Ceforr, Stella Damas.

Povos Originários da Venezuela

Das vagas ofertadas, 10 serão destinadas para indígenas das etnias originárias da Venezuela em Roraima, sendo estas vagas distribuídas nas três turmas, atendendo a demanda do MPF (Ministério Público Federal), através do Plano de Atendimento Educacional às Crianças e Adolescentes Indígenas Imigrantes Originários da Venezuela em Roraima.

O curso também atenderá de modo específico alunos de todas as etnias indígenas do Estado de Roraima, sendo elas: Ingarikó, Patamona, Macuxi, Wapichana, Wai-Wai, Taurepang, Yanomami, Sapará e Ye’kwana.

De acordo com o edital, os documentos necessários para inscrição (original e cópia) são: a Ficha de Inscrição devidamente preenchida; documento de identificação com foto e CPF; Certidão Indígena – RANI ou autodeclaração e declaração de pertencimento à comunidade indígena; certificado e Histórico Escolar do Ensino Médio; Termo de Compromisso do Candidato e Carta de Recomendação da Comunidade devidamente assinada.

Vale ressaltar que o candidato não poderá se matricular se estiver em outro curso de Ensino Superior, sob pena de cancelamento automático do curso de Magistério Tamî’Kan. A publicação final dos candidatos selecionados está prevista para o dia 23 de fevereiro. As aulas iniciam ainda no 1º semestre de 2023.

Magistério Indígena Tamî’Kan

É uma política do Governo de Roraima para a formação inicial de professores indígenas de diversas etnias existentes no Estado. O curso de Nível Médio Magistério Tamî´kân foi instituído em 2006, atendendo solicitação feita ao Governo do Estado pelas lideranças indígenas. Na língua Macuxi, Tamî’kan quer dizer “sete estrelas”.

O Magistério Tamî’Kan possui carga horária de 1.500 horas, dividida em módulos, durando cerca de quatro anos para a conclusão. Os formandos estarão aptos para lecionar em escolas que ofertam turmas de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental.

Em toda a sua história, o curso já formou 415 professores.

De acordo com o Ceforr, hoje, no Estado de Roraima, a maioria dos professores indígenas capacitados e atuando nas escolas estaduais tiveram formação no Magistério Tamî’Kan.

Por: Layse Menezes / Mágida Azulay Khatab

Fotos: ASCOM/SEED