Governo de Roraima ofertará Doutorado para professores em parceria com Centro Universitário Estácio da Amazônia

Roraima

06.02.2023

Investir na formação de professores tem sido uma bandeira levantada pela atual gestão. Seguindo com as ações nesta área, o Governo de Roraima firmou na manhã dessa quarta-feira, 1°, uma parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia para a oferta de curso de Doutorado em Educação para os professores da rede estadual de ensino.

A parceria foi firmada por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Escola de Governo da Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração).

“O investimento na formação de professores é um uma determinação do governador Antonio Denarium. É um tema que vem sendo tratado com prioridade porque é fundamental dentro do processo de ensino aprendizagem. E para este curso de Doutorado, contamos com a grande parceria da Estácio, instituição de muita credibilidade do nosso Estado” disse o secretário.

A previsão é da oferta de 20 vagas para o Curso Dinter (Doutorado Institucional) realizado entre a Unesa (Universidade Estácio de Sá) e o Centro Universitário Estácio da Amazônia. Apenas programas com boas notas podem promover essa modalidade de curso. O doutorado em Educação da Estácio possui nota 4 em uma escala que chega até 5 e é conferida pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 

“Estamos cumprindo a nossa grande missão que é ‘Educar para transformar’. Trazer um Doutorado para capacitar a nossa população é algo muito benéfico. Tivemos a oportunidade dessas 20 vagas de Doutorado e procuramos a Secretaria de Educação para esta parceria. Acreditamos que o curso vai gerar bons frutos para nosso Estado”, destacou Brena Linhares, reitora do Centro Universitário Estácio da Amazônia.

A partir da parceria firmada, as instituições envolvidas vão dar andamento às ações legais e burocráticas para efetivar o curso e em breve, será lançado edital com todas as informações detalhadas. 

Na Seed, a organização do curso ficará sob responsabilidade do Deb (Departamento de Educação Básica) e Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima).

Mais formação para professores

O secretário Nonato Mesquita adiantou que além do Curso Dinter, a Seed também está trabalhando para a oferta de cursos de Mestrado, Pós-Graduação e também de Segunda Licenciatura, em parceria com outras instituições de ensino, para atender a demanda da rede estadual.

“Todas essas ações demonstram que o nosso governador Antonio Denarium não tem medido esforços no sentido de investir maciçamente na formação dos nossos professores”, finalizou Nonato.

Atualmente a rede estadual de ensino possui em seu corpo docente 4.984 professores no quadro efetivo.